Acolhimento - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 22/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A foto de uma criança encontrada morta numa praia da Turquia gerou comoção mundial, era apenas mais uma refugiada da Síria. A cada um minuto, 24 pessoas são forçadas a abandonar suas casas, famílias e países provocados por guerras e perseguições, sejam por questões de nacionalidade, opinião política ou pertencimento a grupo social, são familiares em perigo em condição de extrema vulnerabilidade. (Reformule e apresente a tese)

O Direito Internacional dos Refugiados determina que as fronteiras devem estar abertas para a passagem de refugiados, vivemos um momento crítico no âmbito das migrações, a maior parte das pessoas que fugiram da guerra da Síria foram recebidos pelos países árabes, porém esses países acabam tendo estruturas precárias (Dê exemplos) para manter tantas pessoas.

Vale destacar que o Brasil vem acolhendo mais refugiados nos últimos anos, mas tivemos, por exemplo, uma Marcha Anti-Imigração na Avenida Paulista, em São Paulo, demonstrando o quanto somos xenofóbicos em relação a outros povos em nosso país. Imigrantes haitianos e de países africanos, além de sofrerem com xenofobia, são vítimas de racismo frequentemente, (Ponto final) É inaceitável que as pessoas pratiquem essa violência e defendam esse discurso de ódio, o Brasil deve dar exemplos positivos de acolhimento. (Reformule)

Portanto, fica claro que os refugiados, (Sem vírgula) chegam totalmente desamparados, não tendo nenhum conhecimento das leis que o rege. É de suma importância que ONG's desenvolvam projetos para a inclusão destes na sociedade, o acesso à língua é o principal meio para que eles possam conseguir se comunicar e ter acesso à educação, saúde, habitação e trabalho, são itens fundamentais para sua integridade física e psicológica. (Reformule e apresente a proposta de intervenção)
 

 

Comentários do corretor


Reveja coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido no texto. Além disso, apresente fatos e os discuta, de modo a deixar evidente o seu ponto de vista acerca do tema. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200