Desde a Segunda Guerra Mundial, milhares de alemães e judeus tentavam fugir das perseguições e da guerra, com esperança de serem aceitos em outros países. Percebe-se que a crise dos refugiados não é um impasse atual e com ao longo do tempo a imigração junto com a xenofobia vieram crescendo juntas (Problemas na construção de sentido. Reveja coesão e coerência).
Com a tentativa de sobreviver em outro local, muitos imigrantes enfrentam péssimas condições de vida, a falta de emprego e a discriminação. Além disso, diversos indivíduos vivem em circunstância análogas á a de escravos, uma vez que o desespero de conseguir um emprego para sustentar a família é maior. (Ideias limitadas. Desenvolva mais para se ter uma boa discussão)
Embora que o Brasil seja considerado por outros países, (Sem vírgula) um lugar cordial, (Sem vírgula) por não distinguir outras culturas e ser hospedeiro, a xenofobia sempre estar está presente na sociedade brasileira. Segundo os dados da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SDH) do Governo Federal, denúncias de xenofobia em todo o Brasil cresceram 633% em 2015 (Vírgula) em relação a 2014. Ou seja, os brasileiros não adaptam-se se adaptaram com a presença de estrangeiros e (Vírgula) por consequência disso, tornam-se preconceituosos e nativista. (Discussão limitada)
Infere-se, portanto, que a imigração e a xenofobia ampliam-se juntamente. Sendo assim, cabe a imprensa realizar propagações propagandas incentivando e conscientizando a sociedade a apoiarem os indivíduos de outros países e exibir que xenofobia é crime, para quiçá (Vírgula) assim , o povo tornar-se mais humanitário. Ademais, a ONU (Organização das Nações Unidas) criar institutos de acolhimento nas nações que mais recebem refugiados.
Comentários do corretor
Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, visto que isso auxiliará na progressão de sentido. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |