Empatia - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 22/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Por definição, refugiados são pessoas que escaparam de conflitos ou perseguições em seus países de origem. Tal definição já deveria causar empatia imediata no cidadão de qualquer país, mas a realidade não é essa. Frequentemente essas pessoas chegam nos países em busca de segurança e de uma vida digna e são tratadas com preconceito e repúdio pela população e, muitas vezes, também pelo estado. (Apresente a tese)

Primeiramente, devemos perceber que os refugiados fazem parte da história da humanidade, pois perseguições étnicas, raciais, religiosas, de gênero e guerras civis são infelizes rotinas no nosso mundo. Mesmo assim a xenofobia acontece e um medo generalizado parece acometer os países que recebem refugiados, medo de que eles roubem seus empregos, que acabem com a economia (Explique o porquê disso).

Em segunda análise, podemos averiguar, ao longo dos anos, o surgimento de diversas ações ao redor do mundo em prol de um bom tratamento aos refugiados. A Organização das Nações Unidas (Vírgula), já em 1951, desenvolveu o Estatuto dos Refugiados, definindo os direitos básicos que devem ser dados pelos países que recebem refugiados (Quais?). Além desse estatuto, novas normas vêm sendo incorporadas ao direito internacional para estender a proteção a esse grupo, sempre norteadas pelos Direitos Humanos e pelo Estatuto dos Refugiados.

Finalmente, podemos concluir (Redundância) que ainda há muito a fazer da questão de oferecer refúgio, o preconceito, a xenofobia e outros problemas sociais ainda dificultam a aceitação e a integração dos refugiados em seus novos países. Sabemos que desconstruções culturais desse cálibre levam tempo e esforço, mas o que falta mesmo é desenvolver empatia, a simples habilidade de se colocar no outro e sentir a sua dor (Tipo de construção clichê)(Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200