A busca por novas fronteiras - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 22/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A imigração humana não é um fenômeno natural. (Reformule, pois ficou estranho) Ela acontece desde a antiguidade com os chamados nômades, que migravam em busca de alimento e/ou moradia, como também no período pôs guerra (De qual guerra?) em que famílias deixavam suas casas em busca de novas oportunidades de trabalho e qualidade de vida. O movimento imigratório pode ser considerado, atualmente, o maior drama humanitário vivido por milhões de pessoas. (Vírgula) visto que a crescente busca pela sobrevivência e melhores condições de vida propicia a esses uma evasão de seu país de origem. (Vírgula) bem como a aversão dos países receptores compromete o firmamento dos objetivos estrangeiros.

As guerras internas e externas são uma das maiores causas para a proliferação anual do número de pessoas refugiadas (Vírgula) a fim de encontrar segurança e paz em outras localidades. Os fatores sociais, morais, políticos e econômicos são os principais responsáveis pelo surgimento desses conflitos. Guerras civis no Oriente Médio, como na Síria e Afeganistão, que assusta o dia a dia dos habitantes da região (Vírgula) é o principal motivo para que esses fujam deixando família, casa e toda vida em prol de refúgio em outras nações. Diante disso (Vírgula) é comum que os refugiados migrem para países vizinhos ou para as grandes potencias como Estados Unidos, França, Itália etc. É comum também a utilização do transporte marítimo, embora pareça seguro, o número de acidentes envolvendo barcos e botes que transportam refugiados é grande deixando poucos sobreviventes (Dê um exemplo desse fato).

Observa-se também que as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes não se resumem apenas aos problemas da trajetória, ainda há o desafio de se conviver em “um novo mundo”. Ao chegar no local almejado, essas pessoas são excluídas pela sociedade e (Vírgula) principalmente (Vírgula)  sofrem com a xenofobia (negação ao estrangeiro), a população alega que com a chegada desses migrantes aumentaria o número de desempregos e a violência. Há também aqueles que afirmam que trariam doenças e que seriam possíveis terroristas. Entretanto (Vírgula) o preconceito social não é o único que engloba os desafios de se conviver em outra nação, a dificuldade no ingresso escolar, de conseguir emprego e descaso a saúde são exemplos das diversas situações enfrentadas por esses indivíduos.

Diante dessa situação (Vírgula) pode-se afirmar que é imprescindível que o governo e a população atuem de forma conjunta, visto que tais imigrantes ao chegarem a novas fronteiras enfrentam problemas de habitação, diferenças culturais e tem a missão de se adaptar em um lugar desconhecido e intolerante, para que haja empatia e solidariedade com um povo que trás  traz na bagagem o sofrimento e as dores de onde veio. (Reformule a proposta de intervenção, uma vez que é apresentada de forma superficial)

Comentários do corretor


Articule mais as informações que são apresentadas no texto, pois, em alguns momentos, são só "apresentadas", não sendo desenvolvidas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200