A luta migratória na comunidade global - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 22/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Oriente Médio historicamente é reconhecido por ter sido o berço de algumas das maiores religiões monoteístas do mundo, bem como de variadas civilizações de múltiplos costumes e crenças. Hoje, no entanto, a região que mesmo sendo produtora de 65% do petróleo global e ter localização privilegiada entre a Europa, Ásia e África lida com duros conflitos e esses geram densas perdas humanas, involução e alto grau migratório. Porém, muitas vezes a estadia no país receptivo é obstaculada devido a um notório problema social: A X a xenofobia.

Nesse contexto, apesar do sutil alívio ao se deslocar das áreas conflitantes os emigrantes enfrentam árduos trajetos pelo Mar Mediterrâneo e (Vírgula) para muitos, o sonho da busca pela paz morre na trilha marítima ou na praia de destino. Ademais, os sobreviventes lidam com duras políticas quanto à sua permanência nos países, pois muitas nações temem que o inchaço populacional ameace a economia interna nacional. Por outro lado, o Direito Internacional afirma obrigatoriedade no acolhimento aos imigrantes sob situações de guerra, dessa maneira, (Sem vírgula) a vida, a segurança e a inerente cooperação entre povos estaria resguardada.

Além disso, o etnocentrismo aliado à xenofobia e ao protecionismo econômico norteiam populações sírias, libanesas, paquistanesas e muitas outras. Esses eventos corroboram na perda da atuação profissional dos imigrantes que ficam em precários abrigos subsidiados pelo poder público. Ainda que muitos estagnem suas funções, outros lutam no novo mercado empregatício trazendo sua cultura e muitas vezes sobrevivendo a partir dela.

O Fundo Monetário Internacional (FMI) embasa a ideia da presença estrangeira ser benéfica, assim, (Sem vírgula) aumentando a População Economicamente Ativa (PEA), além de inovar o mercado. Um exemplo disso é a Grécia, país que mais obteve refugiados, o seu produto interno bruto aumentou e o dinheiro dos grupos estabilizados voltou-se para a base nacional pela compra de bens e aquisição de serviços. Vê-se (Vírgula) então, a necessidade de incentivo na incorporação dessas pessoas de forma rápida e eficaz.

Segundo a ativista americana Hellen Keller (Vírgula) o resultado mais sublime da educação se faz com a tolerância. Logo, é necessário que os Governos nacionais em parceria com ONG’s humanitárias façam políticas públicas para esses coletivos visando incorporá-los aos sistemas de saúde, postos de serviço e programas e em prol de suas moradias. As escolas, instituições formadoras, devem fazer debates e projetos, a fim de quebrar preconceitos que resultam na Xenofobia mostrando a grande pluralidade étnica na comunidade global atual.

Comentários do corretor


O texto apresenta ótimas ideias, no entanto estão limitadas. Dessa maneira, faz-se necessário elaborar um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento das ideias. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200