Refugiados a Deriva - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 21/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente o mundo enfrenta uma das maiores crises humanitárias de sua história. Segundo dados da ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) o número de refugiados no planeta (Vírgula) em 2015 (Vírgula) atingiu 65 milhões de pessoas, esse é o maior registro desde a segunda a Segunda Guerra Mundial. Refugiados são aqueles obrigados a deixar seu Estado de nacionalidade por motivos de guerra, perseguição política, religiosa ou étnica. Ao abandonarem suas casas (Vírgula) buscam segurança e asilo em outros países, enfrentando ainda doses exacerbadas de xenofobia e leis cada vez mais restritas de imigração.

A maioria dos países enxergam os refugiados como uma ameaça a segurança nacional, (Ponto final) A população apresenta uma ideia errônea e distorcida de assimilar os estrangeiros com características específicas de grupos e facções de sua região de origem (Desenvolva mais essa ideia). Como reflexo (Vírgula) nasce em grande parte da população sentimentos de xenofobia e aversão, sendo cada vez mais frequentes protestos e atitudes hostis contra imigrantes, marginalizando-os e os excluindo da sociedade ao invés de aconselharem como deveriam (Discuta mais).

Ainda se não bastasse o preconceito vivenciado no dia à  a dia (Vírgula) os refugiados encontram dificuldades de inserção na sociedade e mercado de trabalho. Grande parte dos países membros de União Europeia possuem leis e restrições que geram barreiras á de contratação de mão de obra estrangeira como mecanismo de ‘proteção’ aos empregos dos Europeus nativos. O imigrante é exposto assim á a trabalhos informais e sub-humanos, sofrendo exploração abusiva, junto a isso soma-se a falta do acesso a à educação, saúde e moradia (Vírgula) agravando ainda mais as diferenças.

Como princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos (Vírgula) de 1948, toda pessoa deve viver em condições dignas. As Nações devem esquecer seus ideias nacionalistas e adotar uma nova postura, acolhendo os refugiados de maneira humana e oferecer ajuda psicológica e inserção igualitária na sociedade. Dados apontam que a economia Europeia cresceu 0,1% em dois anos como resultado da entrada de refugiados, estes criam mais empregos, impulsionam a economia e rejuvenescem a força de trabalho. Acolher e inserir de maneira estruturada é o melhor caminho para as gerações futuras.
 

Comentários do corretor


Refugiados a deriva.

Reveja a estrutura do texto dissertivo-argumentativo. Além disso, reveja coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200