No século inicio do XX, Hitler (Vírgula) o líder nazista (Vírgula) não aceitava as diferenças religiosas e raciais, então promoveu um holocausto na Alemanha, que motivou a fuga geral de todos os agredidos pela guerra. Atualmente os movimentos sociais ainda são constantes por causa da perseguição religiosa no Oriente Médio ou as tragédias humanistas na África. Nessa perspectiva é possível refletir sobre a migração e o aumento da xenofobia.
Em primeira análise, o crescimento da violência, a violação dos direitos humanos e as tragédias ambientais, motivam a migração. (Vírgula) pois (Vírgula) diante dos problemas e sem perspectiva de futuro (Vírgula) as pessoas tentam buscar sobrevivência em outros países, de acordo com a CONARE (Comitê Nacional dos Refugiados) o maior número de refugiados existentes no Brasil é da Síria, país com alta perseguição religiosa e situação de guerrilha, (Ponto final) Logo os indivíduos fogem e encontram problemas em fronteira perigosa, ou campo de refugiado sem condições de higiene, acesso à água e comida. È É notório que a fuga da guerra em curto prazo não é garantia de futuro melhor.
È É possível perceber que, (Sem vírgula) os refugiados encontram dificuldades para se inserir na sociedade, (Sem vírgula) devido à falta de apoio do governo, (Sem vírgula) e a antiga rejeição da população brasileira em geral contra as diferenças na linguagem, na cultura ou no aspecto físico criados no período colonial. Segundo Albert Einstein (Vírgula) cientista contemporâneo, é mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito enraizado, assim como no Brasil é difícil acabar com o preconceito fortificado há anos atrás pelo processo de nacionalismo, logo o a ausência de auxílio do poder executivo ligado à presença ilegítima amplia a intolerância.
Fica claro, (Sem vírgula) que a migração irregular trás traz problemas e fortalece a xenofobia. Sendo assim (Vírgula) o Tribunal da justiça deve regular o deslocamento através de leis que apoiam o refugiado, a fim de acelerar a entrada e legalidade do indivíduo no país de destino. Ainda cabe a CONARE, (Sem vírgula) realizar movimentos sociais, informando sobre a importância de respeitar as diferenças, (Sem vírgula) para acabar com o preconceito cravado no grupo social. Quem sabe assim o preconceito deixa de ser uma utopia para Brasil, como na Alemanha, que hoje atrai refugiados Africanos
Comentários do corretor
O título está confuso. Reformule.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, coesão e coerência. Articule as ideias apresentadas, visto que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |