Guerra à vida - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 20/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O deslocamento em massa da população é um fenômeno que ocorre há muito tempo no mundo, pois uma série de fatores como: alterações climáticas, confrontos políticos ou religiosos, possível mudança econômica entre outros; (Vírgula) levaram a população a buscar local onde poderia ter uma mudança da situação na qual se encontra.

Na atualidade, esse deslocamento tem um número maior de habitantes oriundos do continente Africano e Asiático. Os imigrantes, em uma tentativa desesperada por melhoria, procuram abrigos em lugares, muitas vezes, desconhecidos, mas possivelmente pacíficos, (Ponto final) Contudo, enfrentam grandes barreiras para entrar em outros países e outras tantas após chegarem nele.

Durante a imigração forçada pela conjuntura, muitos indivíduos se vêm veem obrigados a procurar asilo em locais que não conhecem a língua, a cultura, religião, ou seja, quase nada. Então, eles terão que enfrentar esse problema para se aclimatar em um lugar desconhecido, sem ainda ter se recuperador da dor da saída forçada. Mas, como muitos países fecharam as portas para os refugiados, geralmente, os ditos desenvolvidos, logo eles tendem a procura abrigo em países em desenvolvimento, locais (Quais? Dê exemplos) com a economia e programas sociais, em algumas situações, em crise. Portanto, eles chegaram para se abrigar onde nem a população, muitas vezes, tem uma qualidade de vida razoável. Por isso, apesar do alívio quem podem sentir ao saírem do conflito, muitos têm que enfrentar a vulnerabilidade socioeconômica.

Assim como, (Sem vírgula) a xenofobia é questão recorrente para os imigrantes , já que a chegada deles e delas não é bem vista por alguns, com isso muitos sofrem uma série de dificuldade decorrente desse fato, logo têm dificuldades em achar emprego para ter uma independência financeira , então ficam esperando uma ajuda do Estado, que muitas vezes não chega. Do mesmo modo, a situação pode ser mais agravada se o refugiado for negro ou negra , já que além xenofobia eles serão vitimas do racismo , há exemplo de imigrantes haitianos que foram agredidos no Brasil (Fale mais sobre. Discuta o fato), por serem negros.

Logo, a imigração, apesar de ser um fenômeno antigo, nós ainda não sabemos lidar com ela e nem nos preparamos para tal, o que corrobora isso é fato de vermos, quase que diariamente, seres humanos sendo agredidos e mortos por tentarem fugir da violência (Problemas na construção de sentido). Portanto, precisamos repensar um modelo de mundo pautado do respeito, visando evitar conflitos futuros , assim como procurar ter empatia com as vítimas de guerras.
 

Comentários do corretor


Discussões limitadas. Apresente fatos e os discuta no texto. Além disso, faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, visto que isso auxiliará na progressão de sentido. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200