Não receber os refugiados é uma questão a ser repensada - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 20/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Um dos assuntos que vêm mobilizando o mundo todo é a questão dos refugiados, estes que só crescem em cada parte do globo por questões sociais, raciais, religiosas e entre outras. Mas a grande dúvida e temor dos países é “receber ou não estas pessoas?” (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

É perceptível a grande dificuldade que os refugiados enfrentam sejam pra fugir de seus países que só entram em guerra, sejam pra  para ser aceitos em outros locais que já têm suas culturas e leis formadas, na maioria dos casos cruzar a fronteira ou navegar durante dias até outro país se torna impossível, pois o nível de mortalidade para chegar aos lugares previstos só crescem, como o caso do menino sírio encontrado morto numa praia na Turquia (Vírgula) após o naufrágio das embarcações, este que chamou a atenção do mundo todo e questionou o posicionamento da Europa sobre os refugiados mas, também, mostrou o quão alarmante está a luta que estas pessoas enfrentam para sobreviver (Ideias confusas. Reformule). Muitos países (Quais?) já estão recebendo estas pessoas e dando assistência para sua sobrevivência, mas em alguns casos o ambiente que se encontram é inaceitável, acampamentos onde crianças estão expostas a infecções e onde não tem alimentos suficientes para todos, a precariedade ainda continua e nem todos os países estão sendo corretos em seus tratamentos com estas pessoas.

Ter uma desconfiança em recebê-los é aceitável, pois já surgiu suspeitas de participantes de grupos terroristas virem nas embarcações, isso é uma das justificativas de alguns países não receberem os refugiados, porém ao analisar esta causa percebemos que não se pode controlar se estas pessoas de grupos terroristas irão estar ou não nas embarcações, mas olhando para a questão da necessidade que os refugiados estão passando a negação de ajuda se torna irrelevante.

De acordo com uma pesquisa realizada e publicada pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) os refugiados podem ser uma vantagem econômica para os países receptores, mas para isto isso precisam ser integrados ao mercado de trabalho e ao meio social, portanto receber estas pessoas só irá ajudar os países, porém estes devem proporcionar um tratamento melhor.
 

Comentários do corretor


Evite as marcas de oralidade no texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200