A Esperança do Refúgio - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 20/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Desde a Segunda Guerra Mundial não se registrava um número tão alarmante de refugiados e imigrantes. Diversos países como Síria, Somália, Afeganistão, entre outros vêm enfrentando situações de conflitos armados e de perseguições, (Sem vírgula) causadas por diversos fatores como divergência religiosa, interesses petrolíferos, queda de ditadores etc. Essas ocorrências acarretam no grande número de pessoas que buscam uma vida mais digna em países que não o seu de origem.

A despeito dos refugiados terem consciência dos perigos inerentes a viagem que irão enfrentar, seguindo para países com melhores condições de sobrevivência, ainda assim consideram válida a ideia da imigração pelo fato das terríveis condições as quais estavam sujeitos em seus países (Problemas na construção de sentido. Reformule). Continuar vivendo em meio a guerras não é mais uma opção palpável para eles. (Vírgula) pois Pais  jamais colocariam a vidas de seus descendentes em risco sabendo que poderia haver alguma chance da atual situação de conflitos vir a melhorar e assim voltarem a ter paz em suas antigas casas.

O risco de morte e o futuro incerto ainda parecem mais esperançosos do que a espera pelo cessar fogo. A possibilidade de sofrer xenofobia e de não de adaptar à uma cultura divergente à a sua própria deixa de figurar como um fator complicador e passa a ser uma opção totalmente plausível em face do atual desespero vivenciado pela população que se encontra em meio ao terror.


 

Comentários do corretor


"A esperança do refúgio".

Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Apresente e articule as ideias para que o seu ponto de vista acerca do tema seja evidenciado. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200