Desde a Segunda Guerra Mundial não se registrava um número tão alarmante de refugiados e imigrantes. Diversos países como Síria, Somália, Afeganistão, entre outros vêm enfrentando situações de conflitos armados e de perseguições, (Sem vírgula) causadas por diversos fatores como divergência religiosa, interesses petrolíferos, queda de ditadores etc. Essas ocorrências acarretam no grande número de pessoas que buscam uma vida mais digna em países que não o seu de origem.
A despeito dos refugiados terem consciência dos perigos inerentes a viagem que irão enfrentar, seguindo para países com melhores condições de sobrevivência, ainda assim consideram válida a ideia da imigração pelo fato das terríveis condições as quais estavam sujeitos em seus países (Problemas na construção de sentido. Reformule). Continuar vivendo em meio a guerras não é mais uma opção palpável para eles. (Vírgula) pois Pais jamais colocariam a vidas de seus descendentes em risco sabendo que poderia haver alguma chance da atual situação de conflitos vir a melhorar e assim voltarem a ter paz em suas antigas casas.
O risco de morte e o futuro incerto ainda parecem mais esperançosos do que a espera pelo cessar fogo. A possibilidade de sofrer xenofobia e de não de adaptar à uma cultura divergente à a sua própria deixa de figurar como um fator complicador e passa a ser uma opção totalmente plausível em face do atual desespero vivenciado pela população que se encontra em meio ao terror.
Comentários do corretor
"A esperança do refúgio".
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Apresente e articule as ideias para que o seu ponto de vista acerca do tema seja evidenciado. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |