- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 19/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A história triste de um pequeno garoto que morreu afogado em busca de uma nova vida, ganhou as manchetes e redes sociais, pois Aylan estava fugindo da guerra em seu país. Essas e outras histórias mostram o cenário de desespero em que vivem os refugiados de diversas origens: africanos, haitianos, sírios. E (Vírgula) no Brasil, A a partir destes aspectos podemos observar duas vertentes: a xenofobia e a imigração para países emergentes.

Em primeiro lugar, como dizia o filósofo Platão (Dois pontos) "O importante não é viver, mas viver bem.". Ou seja, o filósofo deixa clara a ideia de que os refugiados migram para outros países procurando construir uma nova vida. Por isso, enfrentam várias dificuldades (Quais? Cite-as)  no caminho como atravessar fronteiras perigosas ou atravessar oceanos correndo riscos de morte. Somando-se a isso, muitas vezes ocorre de chegarem a outros países e serem mal recebidos por conta das diferenças culturais e sofrem preconceito de povos etnocêntricos, que pensam que sua cultura, (Sem vírgula) e religião é melhor são melhores.

Ademais, o número de refugiados está aumentando cada vez mais segundo dados do Comissariado das Nações Unidas (ACNRU) (Vírgula) visto que 59,5 milhões de pessoas buscam países para morarem. Isto é, os dados levam a crer que está ocorrendo uma crise humanitária e ninguém está assegurando o direito dessas pessoas de viver com dignidade (Não necessariamente. Reformule essa ideia).

Logo, a escola deveria ensinar crianças e adolescentes a aceitar as diferenças culturais por meio de aulas de Artes que mostre variadas culturas. Ademais, os Estados que aceitarem os imigrantes por meio de ONG's para auxiliar estas pessoas devem dar-lhes melhores abrigos onde possam se sentir acolhidos com boa estrutura e suprimentos suficiente, (Ponto final) Isso seria possível com a ajuda da população para doar alimentos. (Sem ponto final. Neste caso, use a vírgula) A fim de que essas pessoas possam viver bem (Problemas na construção de sentido).
 

Comentários do corretor


As ideias apresentadas no texto estão limitadas. Faça um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200