Apoio a humanidade - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 19/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Uma consequência do sedentarismo do homem foi o crescente sentimento de posse sobre terras, objetos e até mesmo pessoas, gerando inúmeros conflitos. Com os limites geográficos estabelecidos para delimitar países, as guerras por terras diminuíram, mas o mundo presencia agora conflitos silenciosos enfrentados por pessoas que tentam sobreviver em meio a um povo desconhecido. Observa-se, então, que os imigrantes não possuem ainda o apoio necessário das nações vizinhas. (Reformule as ideias, pois estão confusas)

Em meio a focos de guerra presenciados no Oriente Médio, países vizinhos têm recebido um grande contingente de imigrantes, impedindo muitas vezes a entrada. Apesar de organizações mundiais que defendem os direitos humanos, como a Organização das Nações Unidas (ONU), interferir nessa situação, muitas pessoas continuam perdendo a vida em imigrações ilegais ou vivendo a margem da sociedade por não terem oportunidades no país de destino.

Além disso, existe a xenofobia, que apesar dos imigrantes possuírem mão de obra qualificada que colabore com o país , impede que a população do país acolha os imigrantes. Isso se deve a diversos motivos, entres eles, o receio de estarem perdendo recursos ou oportunidades para um povo desconhecido.

Sendo assim, é essencial que as nações ofereçam o apoio necessário a esses imigrantes para tornar ainda mais fácil a sobrevivência desses povos antes mesmo de chegarem ao seu país de destino. A conscientização da população do país de destino é fundamental, utilizando para isso a mídia e núcleos tecnológicos para a realização de uma ficção que aborde a dificuldade sofrida por imigrantes. Além disso, é necessário a colaboração de países desenvolvidos promovida pela ONU, para que todos recebam proporcionalmente a mesma quantidade de imigrantes, oferecendo ainda capacitação e recursos financeiros, assim como é realizado na Alemanha. Desta forma, é possível a prática colaborativa de defesa aos direitos humanos.

Comentários do corretor


Veja outros pronomes relativos para evitar o queísmo no seu texto. Além disso, articule mais as ideias apresentadas ao longo do desenvolvimento. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200