- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 19/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com as diversas crises existentes na atualidade, os olhos do mundo se direcionam para os refugiados, que por causa dos conflitos econômicos, políticos e sociais se deslocam dos seus lares de origem com intuito de almejar melhores condições de vida nos países da Europa e América. Todavia, apesar da grande jornada para conseguir asilo, os imigrantes ainda enfrentam preconceitos xenofóbicos, ou seja, a intolerância ao estrangeiro.

Pode-se destacar a Síria, (Sem vírgula) que vivencia uma Guerra Civil contra um regime ditatorial, além da intolerância religiosa disciplinada por grupos extremistas como, Ocaida Al-qaeda e Estado Islâmico que aproveitaram a situação frágil do país para introduzir sua metodologia. Isso é corriqueiramente notificado no Fantástico (Programa da Rede Globo), mostrando também as situações degradantes e desumanas que o Estado Islâmico impõe a essa população. Com isso, vários cidadãos imigram para outros países com esperança de viverem dignamente.

O pedido de asilo muitas vezes é negado por causa de atentados terroristas que acomete o mundo. E quando o pedido é concedido às pessoas (Vírgula) ela são tratadas como escórias da sociedade, deixando prevalecer à a intolerância cultural, racional e religiosa. Um exemplo importante foi à  a posição do Presidente dos Estados Unidos (Vírgula) Donald Trump, que sancionou um decreto para inibir a entrada de determinado grupos mulçumanos. Esse ato (Vírgula) para alguns estudiosos do Direito (Vírgula) feria a dignidade da pessoa humana. Sendo assim, na observância da Constituição dos Estados Unidos da América, a autoridade Judiciária vetou o ato do presidente.

Destarte, para um melhor apoio a essa população desamparada, faz-se necessário iniciativa dos governos na criação de programas que facilitam concessão de asilo, (Vírgula) e também a criação de políticas públicas que propiciem estabilidade aos estrangeiros, como: a criação de um fundo econômico para os imigrantes fomentarem uma vida nova, o endurecimento das leis contra a xenofobia e o reconhecimento das diversas culturas propiciando a diversidade cultural. (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está limitada)
 

Comentários do corretor


O texto apresenta discussões limitadas. Articule mais as ideias e elabore um projeto de texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200