Guerras, crises econômicas, conflitos. Não são poucos os motivos que levam um grupo de pessoas a fugir de seus país em busca de segurança e liberdade. Países vizinhos, geralmente, são locais escolhidos como refúgio. Porém, como a imigração pode ser benéfica para o país e de que forma a população nativa pode reagir? (Desenvolva mais o parágrafo de introdução)
A população economicamente ativa de vários países está envelhecendo. Estudos recentes mostram que cerca de 21% dos imigrantes, vindos as Síria para o continente Europeu, possuem faixa etária entre 17 e 35 anos e com curso superior. Este aspecto contribui de modo a aumentar a mão de obras qualificada nos países além de rejuvenescer a população, contribuindo para a economia. Contudo, o mesmo aspecto costuma ser mal visto pelos indivíduos daquela região.
Desconfiança, temor, antipatia por pessoas de fora do país, são características comuns da xenofobia. Uma parte dos moradores enxergão enxergam nesses imigrantes problemas que estão levando para suas vidas. Diminuição dos empregos (Vírgula) aumento de sem teto e da violência. Vários são as tentativas de argumentação que visam dificultar a entrada desses imigrantes. Este comportamento é bem frequentes e amplamente divulgado pelas mídias, onde geralmente a os próprios moradores afirmam: “não queremos essas pessoas aqui”!
Por fim, com seus direitos humanos mais importantes ameaçados, liberdade e vida, essa população está disposta a começar do zero em países vizinhos. Levando todo seu conhecimento e cultura. Contudo o sentimento da xenofobia se faz presente. Escolas e Ongs podem contribuir através de palestras e campanhas com a conscientização além de fornecer abrigos temporários. A ONU também pode contribuir, com seus países membros, organizando regiões onde podem realocar essas pessoas.
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, coesão e coerência. Articule mais as ideias que são discutidas ao longo do texto, visto que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |