Refugiados e a incerteza da prosperidade - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 18/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O contexto atual contempla o surgimento do fenômeno de imigração e de aparecimento de refugiados em larga escala. Pessoas fogem de suas origens em busca de se reinventar e viver uma vida totalmente nova, principalmente no que concerne ao âmbito empregatício e socioeconômico. E como adversidade dessa realidade, apresenta-se a xenofobia, repulsão a estrangeiros, a grosso modo. Esta característica presente em países europeus. (Vírgula) e mais desenvolvidos (?), obviamente, os mais povoados por imigrantes (Problemas na construção de sentido no texto).

É importante para o desenvolvimento (Vírgula) de qualquer que seja o país, mão de obra jovem, (Sem vírgula) e qualificada, (Sem vírgula) para benefícios em sua economia. Um dos pontos explorados por xenófobos. (Sem ponto final) que desaprovam essa demanda de imigrantes e refugiados, é se estes irão interferir no mercado de trabalho de seu respectivo país, ou por falta de requisitos para trabalho, ou por se apropriar de vaga de um empregado nacional (Problemas na construção de sentido). Tal entendimento deve ser obstruído por uma questão humana, visto que a maioria não possui boa renda em seus antigos países, mesmo que seu trabalho seja considerado qualificado, além de que o sofrimento é árduo, (Sem vírgula) quando grande parte dos refugiados, em um percentual bem alto, fogem por temor a guerra, carnificina e caos.

Outro ponto a se levantar: as diferenças culturais. A adaptação a um ambiente totalmente novo, com costumes, preceitos, religiões distintos, tornam ainda mais difícil a situação a qual estão expostos migrantes, agregado a questão xenofóbica. Por exemplo, imigrantes islâmicos que se mudam para um país maciçamente católicos (Vírgula) como Espanha e Itália, encontrariam muita aversão, e sem a possibilidade de usufruir de sua cultura pré-adquirida, e passa a se moldar á a do país em que se encontra, (Sem vírgula) para que não sofra riscos de deportação.

Humanizar é o termo a se tornar vigente. Entender as questões étnicas dos imigrantes, suas razões para ali se encontrar, mesmo que embasada numa política de controle que se faz necessária. Sem isso, o país se vê austero e retrógrado, desamparado de humanidade e englobado pela bestialidade.

Comentários do corretor


O texto apresenta problemas na contrução de sentido. Desse modo, faz-se necessário rever coesão e coerência. Além disso, desenvolva mais as ideias que são apresentadas ao longo do desenvolvimento, visto que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200