Os filhos da desglobalização - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 18/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

As consequências da crise econômica de 2008 aliadas às guerras civis que vêm ocorrendo no Oriente Médio são alguns dos motivos de um forte processo imigratório, sobretudo de refugiados. Este cenário, no entanto, tem resultado na xenofobia contra os imigrantes e em um nacionalismo exacerbado por parte de muitos países. Tudo isso vem de um contexto complexo e tem causado desdobramentos geopolíticos muito particulares.

Após a Segunda Guerra Mundial, iniciou-se no mundo um regime de globalização. Recentemente (Vírgula) porém, esse processo se enfraqueceu, fator que tem como principal consequência a xenofobia contra refugiados, pessoas que emigraram de sua terra natal em função das mais diversas violações dos Direitos Humanos (Quais? Dê exemplos). Sendo sua entrada legal ou ilegal, essas pessoas são hostilizadas não somente pela população, mas também pelos seus governos (De que maneira? Desenvolva mais essa ideia no texto).

A recente eleição de Donald Trump para presidência dos EUA e o Brexit são alguns fatores geopolíticos que comprovam a expansão do pensamento xenófobo. Durante sua campanha, Trump tinha como propostas a construção de um muro que separaria os EUA e o México e a proibição da entrada de muçulmanos em território estadunidense; os grupos que apoiavam o Brexit tinham como uma de suas justificativas o fato de que a participação na UE facilitava a entrada de refugiados no Reino Unido e que esse contingente populacional só trazia prejuízos econômicos e sociais. (Discussão limitada)

Infere-se, portanto (Vírgula) a urgência de medidas em função dos refugiados. Cabe a Organização das Nações Unidas (ONU) realizar um trabalho de discussão dessa situação com as lideranças mundiais. As ONG's de apoio internacional cabe conceder apoio social e de saúde aos refugiados, algo que seria financiado através de parcerias com o setor privado. A mídia tem como função a produção de conteúdo gráfico e audiovisual de forma a informar a grande massa populacional a respeito da situação, (Ponto final) Apenas desta forma será possível a reintegração mundial em um processo que contrarie a liquidez das relações interpessoais humanas como é proposto por Zygmunt Bauman.

Comentários do corretor


O desenvolvimento do texto está limitado. Articule mais as ideias que foram apresentadas no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200