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Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 18/07/2017

Status:

Corrigida
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Quando o cientista Isaac Newton afirmou que construímos muros demais e pontes de menos, explanou a necessidade dos problemas da humanidade serem solucionados coletivamente e sem inimizade ou rancor. Contudo, atitudes egoístas são observadas entre as nações quando se discute a necessidade de resgate e acolhimento dos refugiados da guerra da Síria e de outros países em conflito, como Iraque e Afeganistão. (Apresente a tese)

Constantemente, muitos refugiados desses países têm arriscado uma perigosa travessia clandestina em embarcações superlotadas para chegar à Europa e assim fugirem das guerras, da pobreza e da repressão religiosa e política. Dessa forma, quando os barcos apresentam problemas e não há ajuda por perto, as pessoas se afogam no Mar Mediterrâneo. Exemplifica tal situação uma foto divulgada pelos jornais que chocou a população mundial: um menino sírio foi encontrado morto em uma praia da Turquia após o naufrágio de uma embarcação de refugiados. (Discussão limitada)

Ademais, muitas são as dificuldades de acolhimento desses refugiados e, inicialmente, a União Europeia estabeleceu uma política de cotas de imigração. Todavia, vários países estão revendo o acordo para conter o fluxo migratório, já que uma parte da população não se sente confortável por entender que a presença desses imigrantes aumentam as chances de ataques terroristas e ocupa empregos e benefícios sociais. Desse modo, a intolerância tem aumentado contra os expatriados e isso pôde ser observado na Hungria, que tentou evitar a chegada dos refugiados construindo um muro de arame farpado na sua fronteira com a Sérvia.

Fica evidente, portanto, a necessidade de uma ação conjunta de todos os países com o objetivo de melhorar as condições de fuga e acolhimento dos refugiados. Para isso, é necessário intensificar as operações de resgate no mar, investindo em um maior monitoramento com navios, aviões e pessoas. Outrossim, campanhas educativas devem ser promovidas nas escolas e nos meios de comunicação para conscientização dos cidadãos de que esses imigrantes se deslocam por necessidade de sobrevivência e não devem ser recebidos por razões econômicas, mas humanitárias.

Comentários do corretor


O texto apresenta boas ideias, mas limitadas. Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação, visto que isso auxiliará na progressão de sentido no texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200