- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 18/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O número de refugiados no mundo vem aumentando significativamente ano após ano; (Ponto final) Segundo a ONU, foram mais de 40% só nos últimos três anos. Para ser considerado um refugiado perante a mesma (Use somente no sentido de igual) é necessário declarar que se sente perseguido pelo Estado e não consegue proteção do poder público. Existem diversas variações de refugiados, alguns por sofrerem perseguição política ou religiosa, fome, discriminação racial, social, de gênero ou até mesmo problemas ambientais. Os principais problemas vem sendo guerrilhas e conflitos políticos, sendo os mais comentados os da Africa, Oriente médio, Europa e Asia. O Brasil recebe um alto numero de refugiados, um valor que atingiu 7,7 mil pessoas em 2015, segundo o CONDE (Reveja a fonte da informação). Esse vem sendo tema de grandes discussões. (Não há tese)
 
Para os refugiados, os problemas não acabam após a travessia de fronteira, (Ponto final) Afinal, é necessário lidar com a diferença cultural, idioma, xenofobia (se trata de um preconceito ou até mesmo um transtorno mental causado por medo do desconhecido) e em alguns dos casos até mesmo problemas financeiros e psicológicos, recomeçar nunca é fácil. (Problemas na construção de sentido)

Brasil marcou uma das maiores receptividades das Américas no contexto de abrir suas portas. Mas muito mais que isso, (Sem vírgula) seria de grande importância o implantamento de políticas de acolhimento (Dê exemplos) e atenção as suas necessidades específicas. É preciso garantir que essas pessoas continuem explorando seus potenciais como seres humanos, enriquecendo a cultura local e contribuindo para o desenvolvimento nacional. Seria de grande importância campanhas de conscientização para evitar preconceitos que muitas vezes vem por falta de informação, e algumas medidas para facilitar a integração desses indivíduos em nossa sociedade, sem nos prejudicar de nenhuma maneira. Quem sabe  (Marca de oralidade) até campanhas para pressionar mais países a abrirem suas portas, visto que esse número de pessoas pode continuar crescendo e não tem condições de todas as pessoas serem abrigadas em alguns poucos únicos países. Situações como essas são extremamente delicadas e devem ser muito bem pensadas e planejadas com muita discussão e cuidado, afinal em meio a tudo isso está a educação, moradia e emprego dessas pessoas, cada decisão tem que ser muito bem arquitetada (Vírgula) visto mais uma vez que se trata de pessoas extremamente fragilizadas muitas das vezes.
 

Comentários do corretor


Reveja coesão e coerência, visto que há problemas na construção de sentido. Além disso, reveja, também, a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão). Faça um projeto de texto, visto que isso auxiliará no desenvolvimento das ideias. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200