- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 17/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

È É possível afirmar que os refugiados encontram grandes obstáculos para viver no Brasil, visto que nosso país esta passando por uma crise econômica onde  em que milhares de brasileiros estão desempregados e com grande precariedade nos setores de saúde, educação e segurança. Não só a crise (Vírgula) mas também a xenofobia que esses indivíduos sofrem pela população (Vírgula) que indiretamente sustentam esses refugiados, tendo em vista que isso nos custaria muito em meio a crise política e econômica. (Problemas na construção de sentido. Reveja coesão e coerência)

Outrossim, é necessário que vejamos primeiramente como os nosso povo também sobrevive refém de uma sociedade onde educação e saúde existe apenas para uma minoria rica. Então se os cidadãos de nosso país estão em meio a uma desigualdade (Vírgula) não há maneiras de criarmos soluções e benefícios para pessoas refugiadas. Permitir a entrada desses indivíduos para que as circunstâncias os levem para as periferias onde não terão emprego, saúde, educação e segurança é totalmente contraditório, visando que permitir a entrada desses iria aumentar o índice de pobreza e desemprego, a crise que estamos passando agora não nos permiti solicitar uma boa vivencia em nosso país.

Somando a isso, podemos dizer que a xenofobia é algo inevitável vindo de brasileiros que se encontra vivendo em uma país em crise e que refugiados poderiam prejudicar ainda mais o desenvolvimento e a recuperação da economia (Como assim? Reformule). Haja vista, onde sua grande maioria não tem conhecimento sobre o que é a xenofobia e que proporção ela pode tomar, não tendo também em mente que (Vírgula) como citou Jean-Paul Sartre (Dois pontos) ´´ A violência , seja qual for a maneira como se manifesta, é sempre uma derrota``.

Sendo assim, se faz faz-se necessário o trabalho de ONG´s para que elas deem apoio com alimento, moradia e na adaptação a língua. Além das ONG´s (Vírgula) seria importante que o governo (Vírgula) através do MEC (Vírgula) desse aulas extras paras as crianças estrangeira de português para que elas se adaptem melhor e tenham domínio sobre a língua para que se no futuro optarem por fazer o ensino superior já estejam preparadas (Reformule). O governo através do MEC também poderia desenvolver palestras para os pais e alunos sobre a xenofobia já que como disse Aristoteles (Dois pontos)``O homem é um ser social(Ponto final)`` (Vírgula) e Immanuel Kant foi além citando (Dois pontos) ´´ O homem é aquilo que a educação faz dele (Ponto final)`` por isso eduquemos adultos e crianças para um pais melhor.

Comentários do corretor


Cuidado ao usar primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo. Além disso, faça um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento das ideias, visto que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200