Xenofobia questão mundial - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 17/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Guerras. Tragédias naturais. Instabilidade política e econômica. (Evite esse tipo de construção no texto dissertativo-argumentativo) Essa é a realidade de mais de 60 milhões de pessoas, os colocando de frente a um dilema: fugir, mesmo sabendo que enfrentarão um grande desafio - a xenofobia - preconceito aos imigrantes, causada pelo medo da população em perder seus empregos, desestabilizando a economia e também pela falta de apoio do poder público aos imigrantes. (Discussão limitada. Desenvolva mais as ideias que serão discutidas ao longo do desenvolvimento)

Durante a segunda Guerra Mundial um grande número de pessoas foram perseguidas por Adolf Hitler, baseando-se na tese de que a raça ariana era superior e os judeus causadores de todo mal que a Alemanha enfrentava (falta de emprego, perda da primeira guerra mundial, crise econômica). Essa ideologia percorreu por todo o mundo, sendo hoje chamada de xenofobia, desconfiança de tudo que é diferente. (Cuidado ao afirmar isso, pois são situações distintas) Nesse sentido, quando um imigrante sai de seu país, muitas vezes por necessidade, não é bem recebido em seu destino, por considerá-lo uma ameaça que roubará os empregos da população, usufruirá dos sistemas públicos de saúde, transporte e escola, superlotando-os.

Entretanto, a falta de apoio do governo faz com que os imigrantes sejam vistos de forma negativa, uma vez que não regulam sua permanência no país, não realizam sistemas de integração das novas pessoas ao mercado de trabalho, aproveitando-se das suas formações como um benefício a população (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação). (Vírgula) mas, acabam fazendo o contrário, como é o caso dos Estados Unidos que pretende fechar suas fronteiras aos imigrantes, fortalecendo a xenofobia e fazendo com que os imigrantes tentem entrar de maneira ilegal, por rotas alternativas, que muitas vezes dão errado e muitos acabam morrendo de fome perdidos no mar.

Diante das necessidades apresentadas, vê-se necessário, portanto, medidas de mobilização mundial. Então, a ONU (Organização das Nações Unidas) por meio do ACNUR (Alto comissariado das Nações Unidas para Refugiados) deve instituir como obrigatoriedade para todos os países a abertura das fronteiras para os imigrantes, além de desenvolver um programa de inserção ao mercado de trabalho (Ponto final) E, por último (Vírgula) criar mecanismos de conscientização da população, por meio de propagandas em várias mídias comunicativas (rádio, tv, internet). Assim, os imigrantes serão respeitados em todos os lugares que precisarem morar.
 

Comentários do corretor


Articule mais as ideias que são apresentadas no texto, visto que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200