A xenofobia, que é o preconceito e indiferença com imigrantes, sempre ocorreu em maior concentração em países europeus, como a Alemanha, França, Itália, entre outros. Isso ocorria principalmente devido ao sentimento de superioridade da Europa em relação aos outros países, também denominado eurocentrismo. Dessa forma, os imigrantes eram sujeitos a péssimas condições de trabalho e de vida (Vírgula) e a xenofobia com os refugiados de guerra atuais não é muito diferente.
Os refugiados saem de seus respectivos países em busca de uma melhor condição de vida devido aos problemas enfrentados, (Sem vírgula) como guerras, fome, pobreza, entre outros. Porém, na maioria das vezes, encontram o preconceito, a indiferença e enfrentam péssimas condições nos países que se destinaram.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema. O primeiro passo é ter consciência e reconhecimento da importância que os imigrantes têm e do seu papel na sociedade, como em países desenvolvidos da Europa em que mais pessoas morrem do que nascem, os imigrantes representam o futuro do país e da economia. A seguir, a aceitação dos imigrantes pelos líderes dos países e a criação de direitos, meios de trabalho e locais onde eles possam residir (De que maneira?). Dessa forma, resolvendo o problema da xenofobia e chegando mais perto de um país estável e livre de preconceitos.
Comentários do corretor
Desenvolvimento limitado. Articule mais as ideias. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |