Devido a crença de certos países de que os povos imigrantes competirão pelas suas vagas de emprego, causarão um colapso na sua economia e contribuirão para o aumento da criminalidade, motiva-se então a xenofobia contras esses povos, (Ponto final) Esta (Vírgula) por sua vez, gera a violência , humilhação e até a tentativa de barrar a entrada de imigrantes nessas nações. Esse sentimento de aversão contra esses povos deve ser suprimido por meio do respeito e, acima de tudo, através da empatia.
Um dos frutos da xenofobia é a violência e humilhação praticada contra os imigrantes que tentam buscar melhores condições de vida em outras nações. Um exemplo desse tipo de consequência foi no ano de 2015, quando uma cinegrafista húngara cobria uma reportagem sobre um grupo de imigrantes sírios que escapavam da polícia local. Essa mesma repórter, agredia fisicamente todos os refugiados que passavam em sua frente, um deles até chegou a cair no chão com uma criança que estava em seu colo devido a ela. Um outro caso de consequência da xenofobia foi no ano de 2016, quando a famosa revista humorista francesa chamada Charlie Hebdo, (Sem vírgula) fez uma uma charge relacionando o menino Aylan, aquele garoto sírio que foi encontrado afogado em uma praia turca, com um homem correndo e apalpando nádegas de mulheres alemãs, caso o mesmo estivesse atualmente vivo. (Ideias limitadas. Apresente fatos e os articule de modo que fique evidente o seu ponto de vista)
Além da violência e humilhação, a xenofobia também resulta na tentativa de conter a entrada de imigrantes em certos países, como é o caso do atual presidente dos Estados Unidos, que quer construir um polêmico muro na fronteira entre o país norte americano e o México, com o intuito de impedir a entrada ilegal de mexicanos nos EUA. Para tentar convencer o país da construção desse tal muro, o presidente Donald Trump disse que: (Sem dois pontos) "O México, quando manda as sua pessoas, não manda as melhores. São pessoas repletas de problemas, e eles os trazem com eles. Trazem drogas, trazem crimes." E mais, os Estados Unidos não será o primeiro a construir uma barreira colossal para conter a entrada de imigrantes, pois na Europa, mais precisamente na fronteira entre à a Espanha e Marrocos, foi construido um muro para também conter o avanço dos marroquinos da cidade espanhola de Ceuta.
Enfim, todo esse sentimento de aversão contra os imigrantes estrangeiros (Redundância) deve ser combatido por meio do respeito e empatia a esses povos, pois só quem se ver no lugar dessa gente, saberá o que eles estão tendo que enfrentar e, (Sem vírgula) entenderão também que, (Sem vírgula) se não fosse pelas mazelas que ocorreram e ainda estão ocorrendo nos países natais desse povos, os mesmos jamais estariam deixando os seus locais de origem na tentativa de melhores condições de vida em outras nações. Portanto, pensando desta forma, o mínimo que o restante dos outros países podem ter é mais respeito e empatia para com esses povos e não esse preconceito estúpido e ultrapassado que não levará a nada (Tipo de construção clichê).
Comentários do corretor
O texto apresenta ideias limitadas. Faça um projeto de texto, pois isso auxiliará no desenvolvimento e organização das ideias. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |