- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 13/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Muito se tem discutido a respeito dos refugiados, mas quem são eles? São pessoas que deixaram suas casas por causa de guerras, tragédias, crescimento da violência e muitos outros motivos. Muitos não conseguem migrar para outros lugares por conta da dificuldade na locomoção, pois a maioria vai de barco e nem sempre o mar está favorável para tal movimento.

Um problema que esses refugiados enfrentam, (Sem vírgula) quando conseguem chegar a algum país, (Sem vírgula) é a xenofobia, que é o temor ou antipatia pelo que é incomum ou vem de fora do país. Já outros se incomodam pela disputa de empregos, acham que, (Sem vírgula) chegando mais gente no país, as (Sem vírgula) oportunidades de emprego vão diminuir.

Alguns países não aceitam esses refugiados por questões econômicas, pois pode faltar moradia e emprego para essas pessoas. Esses indivíduos, por virem de lugares e culturas diferentes, podem ajudar na economia, rejuvenescendo as forças de trabalho e trazendo novas criatividades para as nações, mas isso vai acontecendo aos poucos, ao longo do tempo em que eles vão se inserindo na sociedade.

É visível que este é um problema muito sério e abundante, pois se trata da vida de milhões de pessoas. Visto isso, uma boa ideia é a criação de conferências para planejar o destino dos refugiados, de preferência para países desenvolvidos, onde essas pessoas podem ter uma melhor qualidade de vida. Também é importante a criação de politicas públicas (Quais políticas públicas?) e de assistência, quem sabe assim o número de mortes possa ser reduzido.

Comentários do corretor


Apresente mais ideias no texto e as discuta, visto que as que foram apresentadas  estão limitadas. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200