Atualmente, é grande o número de pessoas que tentam fugir dos seus locais de origem, (Sem vírgula) devido à guerras ou tragédias humanitárias. Diante disso, é preocupante o fato de que essas pessoas ao se deslocarem para outro país, possam sofrer com a falta de emprego e a xenofobia, (Sem vírgula) praticada pelos moradores daquele local.
Em primeiro plano, observa-se que em meio a milhares de pessoas que fugiram da violência, encontram-se diversas que não possui um curso superior ou que não conseguiram concluir, (Sem vírgula) devido serem obrigados a deixarem o país, dessa forma, (Sem vírgula) sem estudos e experiências, (Sem vírgula) essas pessoas não conseguem um emprego. Outro fator de suma relevância que impede os refugiados de encontrarem um trabalho é devido, (Sem vírgula) os países não estarem preparados para receber e empregar milhares de pessoas ao mesmo tempo, além disso, (Sem vírgula) alguns desses países –como República Tcheca, Hungria, Polônia e Eslováquia- rejeitam imigrantes, dessa forma, essesos quais entram de forma ilegal no país, sendo impossibilitados de alguns benefícios do cidadão como: o trabalho.
Em segundo plano, nota-se que há uma aversão aos estrangeiros, praticada pelas pessoas residentes do local. Há quem acredite que os refugiados que possuem um curso superior completo possam ocupar cargos os quais seriam ocupados pela população da localidade, (Ponto final) Além disso, com os diversos acontecimentos recentes –como os atentados- as pessoas receiam que os terroristas estejam infiltrados entre os imigrantes, aumentando assim a aversão contra eles.
Desse modo, diante de uma grande crise mundial –a de refugiados- as autoridades devem preparar a população e o sistema de recebimento de imigrantes por meio de incentivos e através de investimentos na criação de novos empregos destinados exclusivamente para os refugiados, pois dessa forma, não irá impedir a empregabilidade da população local. Logo, todos os países que acolhem refugiados juntamente com a ONU, Organização das Nações Unidas, devem investir em incentivos contra a xenofobia, (Ponto final) Além disso, aprimorar a segurança, devido a população temer o terrorismo, para que dessa forma as pessoas consigam aceitar os refugiados e suas culturas.
Comentários do corretor
Há problemas na construção de sentido no texto. Reveja coesão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Além disso, articule mais as ideias apresentadas no texto, visto que estão limitadas. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |