A mudança começa onde existe respeito! - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 12/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em diferentes partes do mundo, (Sem vírgula) pessoas são perseguidas, criticadas e muitas vezes descriminadas, (Sem vírgula) por motivos: (Sem dois pontos) religiosos, sociais ou grandes tragédias ambientais, que consequentemente dão origem a pequenos conflitos ou grandes guerras. Recentemente (Vírgula) o Brasil recebeu refugiados do Haiti, onde houve um grande terremoto que gerou muitas mortes e desabrigou diversas pessoas (Vírgula) e a Turquia, (Sem vírgula) recebeu muitos sírios, (Sem vírgula) que estavam sofrendo com uma guerra devido a insatisfação do regime do presidente Bashar al-Assad.

Contudo, não se pode prever quando acabará esses demasiados conflitos, visto que falta afeição e respeito entre os diferentes povos, assim dizia Carl Jung:“onde acaba o amor tm início o poder, a violência e o terror”. Enquanto as pessoas não se respeitarem e não houver tolerância entre as mais divergentes escolhas e opiniões (Vírgula) os conflitos não terão fim, fazendo com que grande parte da população desses lugares migrem para outros países em busca de uma nova chance de ter uma vida melhor, fazendo com que os mesmos eles sofram com a infelicidade de ver seus lugares de origem sendo destruídos, o amargor de ter visto familiares morrendo e a distância daqueles que ficaram no meio das lutas.

Mas o problema ainda não acabou, as pessoas acham que ao sair da zona conflituosa vão ter uma nova vida, quando na verdade se deparam com a xenofobia, ou seja, rejeição ao estrangeiro nos lugares que foram migrados para que migraram, isto porque há uma preocupação pela perca da identidade original destes países, por causa da miscigenação e trocas culturais entre os povos. Por sua vez, a xenofobia reduz a disponibilidade dos empregos e traz consigo a discriminação pela população local.

Como dizia Immanuel Kant:‘’O ser humano é aquilo que a educação faz dele’’, (Ponto final) Dessa forma, pode-se perceber que não importa o lugar de onde a pessoa veio ou o que ela escolheu para a vida dela, se não houver um melhoramento na educação a sociedade nunca mudará, pois as pessoas nascem e crescem em um meio onde não se pode perceber tolerância alguma. Logo, é preciso que o MEC em parceria com o Ministério da Educação faça palestras de orientação aos pais para educarem seus filhos da melhor forma possível, evitando que futuramente as crianças de hoje se tornem cidadãos preconceituosos e extremistas, da mesma forma como a polícia federal de diferentes partes do mundo devem se unir com o objetivo de diminuir os conflitos entre as nações. Não é uma tarefa fácil, mas é necessário que haja a mudança.
 

Comentários do corretor


Discussão limitada. Desse modo, articule mais as ideias apresentadas no texto. Reveja a estrutura do texto disertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200