Xenofobia: Mal Necessário - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 10/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O mundo globalizado tem nos colocado em uma delicada situação quanto aos movimentos migratórios das pessoas. Em busca de melhores condições de vida, ou até mesmo para preservá-la em casos de guerra, milhões deixam seus países arriscando se se arriscando. Dificuldades com novas culturas, desemprego e aversão ao estrangeiro (xenofobia) são alguns dos desafios destes. Essa busca é legítima, entretanto os países que recebem precisam garantir que seus nativos não saiam prejudicados nesta relação.

Em biologia, no estudo de populações, vemos que os indivíduos que crescem no mesmo habitat acabam sendo limitados pelo espaço e alimento. Esta disputa acontece entre humanos também. Essa forma de proteger seus cidadãos pode ser percebida pelos concursos públicos que em seus editais deixam claros que apenas brasileiros nativos, ou portugueses naturalizados, podem ser nomeados.

Imaginemos que as pessoas em situação de rua começassem a invadir nossas casas. Comer nossa comida, usar nossas roupas e até dormir em nossas camas. Isso tiraria completamente nossa privacidade e conforto. Pode parecer cruel e egoísta, mas ajudar ao próximo não pode culminar em prejuízos tão sérios aos que ajudam. Não podemos compactuar com maus tratos a ninguém, todavia limites precisam ser impostos. (Evite esse tipo de construção no seu  texto)

Instituições internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas), precisam intervir em locais de onde partem muitos refugiados de modo a acabar, ou pelo menos diminuir, o que está provocando a fuga. Os governos dos principais destinos precisam se preparar para o abrigo temporário, através de ajuda humanitária, mas sem nunca perder de vista que está situação não é a ideal.
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Articule mais a ideias que foram apresentadas no texto, visto que estão limitadas.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200