Enriquecimento cultural - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 10/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Quando se pensa a respeito dos refugiados e da tentativa de buscar sobrevivência em outros países, convém discorrer sobre as formas de inserir o imigrante na sociedade. Isso conduz a dois pontos de maior atenção: a falta de um processo estruturado das organizações mundiais perante o movimento migratório – o que pode diminuir a xenofobia- e os aspectos positivos oriundos desse movimento quando coordenado.

Primeiramente, é evidente que organizações como a ONU (Organização das Nações Unidas), ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) e UNICEF (Fundação das Nações Unidas para a Infância) realizam um ótimo e louvável trabalho, porém, (Sem vírgula) falta ainda um processo holístico no resgate, na orientação e na absorção, de forma gradativa, dos refugiados nos países destinatários. Um exemplo disso ocorreu quando famílias sírias desembarcaram em Santos-SP sem um plano de estruturação a longo prazo. A solução de tal impasse seria mais fácil se houvesse a formação de uma equipe psicossocial para tratar, de forma iminente, dos problemas traumáticos da migração. Depois de organizada essa situação, seria interessante realizar a integração dos sírios com a sociedade local, visando amenizar ações xenófobas e o impacto do choque cultural.

Após a realização desse primeiro contato – e continuando o processo estruturado anteriormente citado - pode-se pensar em possíveis passos futuros como a inserção dos refugiados na economia local por meio de festas temáticas, restaurantes temáticos e a venda de produtos típicos. O aspecto cultural também seria enriquecido com a nova linguagem e novos costumes oriundos dos imigrantes.

Por fim, tendo em vista a situação discutida, é possível entender que existem aspectos positivos nos movimentos migratórios, como enriquecimento cultural e aquecimento da economia. Nesse sentido, vale pensar que casos de xenofobismo podem ser amenizados se o processo de integração dos imigrantes ocorrer de forma estrutural e gradativa. Para que isso ocorra, países e organizações devem melhorar suas políticas sobre processos migratórios e trabalhar de forma contínua em programas engendrados na inserção de imigrantes.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta algumas ideias interessantes, mas limitadas. Articule mais os argumentos.

Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200