Refugiados e seus caminhos - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 06/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos anos, a crise de refugiados está se tornando cada vez mais frequente. A sua maioria originária da síria tem como destino geralmente a Turquia, Líbano e outros países da Europa como Alemanha e Itália. Eles buscam o reconhecimento de refugiado para esses países os acolherem e lhes oferecerem ajudas como moradia, alimentos, bebidas e empregos, tudo para sobreviverem longe das guerras em seus países de origem.

A maioria dos refugiados enfrentam dificuldades desde a sua saída de seu país de origem até seu estabelecimento num país, aonde onde muitas vezes não sabem a língua e sofrem com a dificuldade para arranjar moradia e emprego. Alguns refugiados têm o curso superior completo e (Vírgula) com isso, buscam participar da sociedade do país um lugar na sociedade através de um bom emprego. E é a partir deste ponto que surge a xenofobia (descontentamento e aversão a um estrangeiro). Isso ocorre quando um ou mais cidadãos de um país discrimina e pratica ações de ódio a um estrangeiro. Uma das razões é que os cidadãos do país não conseguem aceitar um estrangeiro sendo inserido em sua sociedade. A xenofobia acaba atrapalhando e deixando os estrangeiros com desequilíbrio e criando mais uma barreira em suas vidas já turbulentas.

Uma das soluções é o acolhimento e a ajuda a estes povos que sofrem tanto com a violação dos direitos humanos. O acolhimento seria a ajuda em relação à estabilidade na sociedade com os seus direitos, moradia, alimentos, emprego e leis rígidas que protegessem todos os refugiados.
 

Comentários do corretor


Há ideias interessantes no texto, mas pouco articuladas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Busque deixar o seu ponto de vista mais evidente. 

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200