- Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 05/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No mundo contemporâneo, nota-se que a questão dos refugiados tem se mostrado de considerável importância. O número de pessoas em condições de refúgio sofreu um aumento significativo por conta dos conflitos políticos, econômicos e ideológicos que alguns países enfrentam (Quais? Dê exemplos). Esses indivíduos que abandonam seus países de origem são vítimas de muitas dificuldades socioeconômicas nos lugares em que se refugiam. Desse modo, a busca pela manutenção da sobrevivência de tais mostra-se como um caminho de acesso dificultoso.

É importante destacar que o termo migrante não deve ser substituído ou utilizado como sinônimo da palavra refugiado, pois, (Sem vírgula) migrantes e refugiados são indivíduos em condições diferentes. O migrante é aquele que decide sair do seu país e mudar-se para outro, pelo fato de achar que tal mudança lhe é viável de algum modo, ou seja, ele migra em busca de melhores condições de vida, por exemplo, que no seu ponto de vista poderá alcançar mais facilmente no país ao qual se destina. Já as pessoas que são consideradas refugiadas, abandonam seus países, pois, (Sem vírgula) têm a necessidade urgente de saírem de uma situação inevitável que se baseia em conflitos políticos, ideológicos ou econômicos, que ameaçam a sua sobrevivência. Portanto, o refugiado, ao contrário do migrante, opta por sair do país com o intuito de manter-se vivo.

Ademais, observa-se que as dificuldades que os indivíduos refugiados enfrentam são muitas. Países signatários do Estatuto dos Refugiados têm o dever de garantir a tais as condições relativas à assistência básica para a sobrevivência (Quais são elas? Cite-as no texto). No entanto, o país não tem nenhum dever de conseguir um emprego para esses indivíduos, situação que terão que enfrentar sozinhos e por isso são vistos pela população de tal país, (Sem vírgula) como concorrentes no mercado de trabalho. Além disso, por possuírem uma cultura diferente dos habitantes desse novo lugar (Vírgula) são quase sempre vítimas de preconceito e discriminação, o que torna sua convivência com esses eles cada vez mais difícil causando problemas de socialização. Assim, pode-se perceber que esta é uma situação delicada e complicada para aqueles que possuem o refúgio.

Dessa forma, o número de refugiados tem crescido hodiernamente, o que causa um alerta. Para resolver as problemáticas em torno dessa questão é basilar que os países desenvolvidos, que de acordo dados da ONU em 2014 contribuíam com abrigo a 14% dos refugiados, possam aumentar mais tal valor. Além do mais, é fundamental que os habitantes dos países aos quais muitos estão refugiados sejam compreensíveis e hospitaleiros com esses indivíduos que foram obrigados a se retirarem dos seus locais habituais por motivos maiores. Solidariedade e passividade são fundamentais para que essa situação turbulenta para esses indivíduos seja parcialmente amenizada.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas discussões, no entanto o desenvolvimento está limitado.

Elabore um projeto de texto para que as ideias fiquem coerentes. 

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200