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Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 03/07/2017

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Castro Alves em seu poema (Vírgula) "Navio Negreiro" (Vírgula) relata as condições precárias e sub - humanas que os escravos eram trazidos ao Brasil. Esse poema nos faz refletir sobre a atual condição dos refugiados no mundo.

A maior parte desses refugiados  são africanos e do Oriente Médio que devido a instabilidade política, (Sem vírgula) causada pelo terrorismo e pela guerra civil migram para a Europa, como é o caso dos exilado sírios. Além disso temos a recusa por parte dos países muçulmanos do Golfo Pérsico de receber tais exilados.

Sendo assim temos uma crise humanitária mundial, pois com o intenso fluxo de imigrantes e a recusa de alguns países em recebê-los eles são submetidos a condições inóspitas em campos de refugiados ou arriscam suas vidas em embarcações precárias para chegar a Europa, associado a isso temos uma crescente onda de xenofobia por parte desses países europeus, pois sua população liga ações terroristas a esses povos muçulmanos que vivem em sua nação.

Portanto a crise dos refugiados é um problema mundial, nos fazendo lembrar de um pensamento do filósofo Immanuel Kant que diz: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", (Sem vírgula, use o ponto final) Logo é necessário ampla campanha de informatização da população para evitar a xenofobia e os crimes de ódio ligados a ela, (Sem vírgula, use o ponto final) Também é necessário que as principais economias mundiais atendam ao apelo humanitário da Onu e garantam proteção internacional aos exilados.

Comentários do corretor


Use letra maiúscula no início da frase.

Elabore um projeto de texto para organizar os argumentos que você apresentou. Reveja coesão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. 

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200