Castro Alves em seu poema (Vírgula) "Navio Negreiro" (Vírgula) relata as condições precárias e sub - humanas que os escravos eram trazidos ao Brasil. Esse poema nos faz refletir sobre a atual condição dos refugiados no mundo.
A maior parte desses refugiados são africanos e do Oriente Médio que devido a instabilidade política, (Sem vírgula) causada pelo terrorismo e pela guerra civil migram para a Europa, como é o caso dos exilado sírios. Além disso temos a recusa por parte dos países muçulmanos do Golfo Pérsico de receber tais exilados.
Sendo assim temos uma crise humanitária mundial, pois com o intenso fluxo de imigrantes e a recusa de alguns países em recebê-los eles são submetidos a condições inóspitas em campos de refugiados ou arriscam suas vidas em embarcações precárias para chegar a Europa, associado a isso temos uma crescente onda de xenofobia por parte desses países europeus, pois sua população liga ações terroristas a esses povos muçulmanos que vivem em sua nação.
Portanto a crise dos refugiados é um problema mundial, nos fazendo lembrar de um pensamento do filósofo Immanuel Kant que diz: "O ser humano é aquilo que a educação faz dele", (Sem vírgula, use o ponto final) Logo é necessário ampla campanha de informatização da população para evitar a xenofobia e os crimes de ódio ligados a ela, (Sem vírgula, use o ponto final) Também é necessário que as principais economias mundiais atendam ao apelo humanitário da Onu e garantam proteção internacional aos exilados.
Comentários do corretor
Use letra maiúscula no início da frase.
Elabore um projeto de texto para organizar os argumentos que você apresentou. Reveja coesão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |