Metecos: a raiz do xenofobismo - Banco de redações


Os refugiados e a tentativa de buscar sobrevivência em outros países: imigração e xenofobia

Enviada em: 03/07/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No romance "O cortiço" (Vírgula) de Aluísio Azevedo, além do determinismo social (influência do ambiente no comportamento do homem) a hospitalidade dos brasileiros está muito bem representada, uma vez que os personagens com diferentes etnias e origens - portugueses, africanos e nativos - convivem nas típicas moradias cariocas do século XIX.  Paralelamente, porém, os problemas sociais e as questões humanitárias advindas da imigração ou refúgio nos países europeus e nas terras americanas encontram raízes históricas e persistem até hoje. 

Na Grécia Antiga, os indivíduos que não nasciam na cidade de Atenas eram considerados estrangeiros e taxados pejorativamente de "metecos". Esse grupo social era excluído da democracia ateniense e hostilizado pelos "filhos da pátria" (Eupátridas). Assim, nasceu uma das raízes históricas do xenofobismo na Europa. Todavia, a aversão aos estrangeiros não é exclusividade do velho continente. Durante décadas, latinos arriscam suas vidas tentando entrar nas fronteiras americanas. Quando conseguem atravessar, vivem clandestinamente nos bairros de periferia. Recentemente, Donald Trump - atual presidente americano - autorizou a construção de um murro muro na zona de fronteira, levantando fortes discussões (Quais? Dê um exemplo) sobre dilemas humanitários desses imigrantes. 

Convém lembrar ainda que os conflitos na Síria contribuem para o deslocamento de imigrantes com destino às três maiores  economias da Zona do Euro: Alemanha, Reino Unido e França. 21% dos refugiados sírios possuem nivel superior e contribuem para a complementação de mão de obra qualificada nesses países. No entanto, ainda há casos de intolerância registrados. Em 2015, uma cinegrafista húngara chutou um refugiado que estava carregando uma criança nos braços. 

Em decorrência disso, cabe à ONU (Organização das Nações Unidas) promover mais encontros internacionais contra o xenofobismo não só nos países europeus mas também nos Estados Unidos (Desenvolva mais). O Brasil pode ser mostrado como exemplo de país acolhedor, uma vez que ajudou, diante as catástrofes naturais que atingiram o Haiti em 2010, a receber milhares de imigrantes haitianos.

Comentários do corretor


Ótima introdução.

O texto apresenta ótimas discussões. No entanto, o terceiro e quarto parágrafo precisam de mais desenvolvimento.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200