As manifestações populares têm um importante papel na democracia. No Brasil, as atuais manifestações representam a insatisfação da sociedade mediante a crise política que se instituiu no país, principalmente com a gestão do gorverno Temer.
Os movimentos populares foram fundamentais para a reinstituição da democracia no Brasil após a ditadura militar. Tal O movimento, (Sem vírgula) conhecido como "Diretas Já", (Sem vírgula) pedia a eleição direta para presidente do país, o que não ocorreu no primeiro momento. Devido a atual crise política brasileira esse acontecimento se repete no país.
O envolvimento de grandes líderes políticos com a corrupção, como o atual presidente Michel Temer, estão sendo rebatidos pela sociedade com manifestações e a aprovação de uma PEC (Qual?) onde em que possam ser convocadas novas eleições diretas. Mas, além do governo possuir baixa aprovação da sociedade, se mostra intolerante a opinião pública com autoritarismo e repressão, remetendo a tempos da ditadura, onde no qual movimentos sociais foram reprimidos com a imposição do AI-5.
As manifestações populares são muito importantes para o regime democrático, pois através delas foram feitas grandes avanços políticos e sociais (Quais? Cite-os no texto). Assim, um governo que não ouve a opinião pública e os remete ao autoritarismo e repressão a manifestações populares, foge dos conceitos de democracia e deve ser cassado.
Comentários do corretor
Apresente a tese. Desenvolva, no parágrafo de introdução, as ideias que serão discutidas ao longo do desenvolvimento, visto que as informações estão limitadas.
Ideias presentes no senso comum. Apresente informações, e as discuta no texto, que possam dialogar com o tema proposto.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (Introdução, desenvolvimento e conclusão).
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |