Do comodismo ao ativismo - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 26/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Como já dizia o filósofo Karl Max “ Mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição de movimentos sociais: contra o capital e o Estado”. Esses movimentos sociais são de fundamental importância (Vírgula)  pois mostram a insatisfação popular e a reivindicação de mudanças.Nesse sentido, a mobilização e a participação da sociedade fortalecem a democracia e estimulam a consciência política da população.

Em 1992, ”os caras pintadas”, como ficaram conhecidos os grupos de estudantes, se manifestaram contra o governo Collor, (Sem vírgula) que (Vírgula) posteriormente (Vírgula) foi deposto da Presidência da República.Por meio desse movimento de cunho social e político, milhares de pessoas exerceram o direito à livre expressão, um ato coletivo em favor de seus ideais (Quais ideais? Discuta-os no texto). Nos dias atuais, com o amplo acesso à internet, a divulgação dos movimentos sociais atinge um público alvo maior e (Vírgula) consequentemente, estimula mais pessoas a irem às ruas, assumindo seu papel enquanto cidadão.
 
A liberdade de expressão e o bem comum, (Sem vírgula) traduzem a ideia de democracia. Porém, no contexto atual, constantes denúncias de corrupção são divulgadas pela mídia, (Sem vírgula) envolvendo instituições estatais e empresas.No entanto, a sociedade não deve agir de modo passiva, e sim ativa, uma vez que seus impactos na economia ,por exemplo,recaem sobre toda a sociedade e nas próximas gerações.

Os movimentos sociais, portanto, são imprescindíveis para que as expectativas da sociedade sejam atingidas.Para isso, faz-se necessário o incentivo da juventude no contexto político, a fim de estimular a consciência cidadã, (Sem vírgula) baseada na justiça, igualdade e integridade, (Sem vírgula) nos âmbitos escolares e familiares. Além disso, Sindicatos e ONG's devem adotar projetos visando o espaço para o diálogo, embates políticos, a fim de levar ao governo as prioridades da população. Ademais,cabe a sociedade exigir e fiscalizar as ações de seus representantes,haja vista o bem-estar social.
 

Comentários do corretor


Argumentos pouco desenvolvidos. Elabore um projeto de texto e reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Reveja, também, coesão e coerência.

Reformule a sua proposta de intervenção, desenvolva mais as propostas possíveis para que o problema seja resolvido.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200