De 2015 pra cá, (Marca de oralidade) o descontentamento da população brasileira em relação a economia, (Sem vírgula) e a política, (Sem vírgula) intensificou-se com investigações que receberam o nome de Lava Jato. Com isso o Brasil tornou-se foco global pela grave crise política no decorrer desses anos, deixando de ser conhecido como país das machinhas de carnaval , agora como a ''dança das cadeiras no parlamento'' e pelas diversas formas de movimentações realizadas pela população insatisfeita.
Na história desse país não é difícil encontrar a população revoltada com os caminhos tomados pelos governantes, no qual utilizaram das saídas ás as ruas para chamar a atenção, exigindo mudanças e conseguindo-as com muita luta. Esses movimentos sociais ante a crise política apenas surgem efeitos por que porque todos reunidos lutam por um mesmo ideal e que atualmente ganharam força com as redes sociais. Bons exemplos de mudanças com manifestações foi a fragmentação da ditadura aplicada durante vinte anos e as disposições de alguns presidentes,
Vale ressaltar que pequena parcela que saem as ruas vão com diferentes intenções, ou seja, aproveitam para realizarem práticas incorretas, como atear fogo em carros particulares, veículos públicos, saquear lojas, afrontar policiais. Nessa perspectiva entra-se em um confronto de ideias, já que, (Sem vírgula) a população está muitas das vezes exigindo mudanças positivas do governo, mas que necessitam dele no oferecimento de guardas, (Sem vírgula) policiais para matearem a ordem.
Com isso as movimentações sociais foram e sarão importantes, mas quando se trata da organização política do país uma ação mais importante deve ser feita com certeza, cautela que é realizada durante as eleições (Reformule). Além de apenas votar, conhecer o candidato é nossa papel enquanto cidadão (Vírgula) mas que não damos tal importância para essa boa arma que controla nosso Brasil.
Comentários do corretor
Argumentos limitados ao senso comum, além de marcas de oralidade no texto. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão), coesão e coerência.
Reformule a proposta de intervenção. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 400 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |