A luta em prol da virtude - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 26/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com as frequentes descobertas, investigações e denúncias no governo atual, (Sem vírgula)de desvio de dinheiro público, pagamento de propina, aprovação de leis e decretos, entre outros, o Brasil encontra-se em uma crise politica. O descontentamento desse cenário desperta na população o desejo de mudança, a fim de conquistar um país mais justo e igualitário, lutando pelos seus direitos, contradizendo as injustiças e buscando a tão sonhada ordem e progresso.

É preciso, inicialmente, lembrar que vivemos em uma república, no qual consiste na aprovação, de um presidente, deputado, prefeito entre outros, a partir de um representante dos cidadãos ou os próprios (Evite esse tipo de construção no texto). O atual gerenciamento, conhecido como antidemocrático e corrupto, tem causado revolta nos brasileiros que se cansaram de tanta iniquidade e buscam, cada vez mais, ampliar seu conhecimento no meio político e situar-se, para que então deixem de ser passivos e sejam capazes de fazer com que sua voz seja ouvida. Durante muito tempo os brasileiros tiveram que se conter e viver durante a ditadura militar, que punia severamente qualquer ato que contradissesse com o regime implantado, estando sujeitos à prisão, tortura, exílio e em muitos casos a morte. Com o fim desse governo, as atuações do povo na consolidação da democracia os conduziram a movimentos populares que se repetem atualmente com objetivos semelhantes.

É imprescindível insistir no fato de que sem lutas não há vitorias. Assim como anos atrás, as manifestações populares em prol do reerguimento político tem sido de suma importância em razão do assolamento do país que transtorna os dias atuais. Diante dos acontecimentos, revelações de políticos na corrupção e aprovação de leis e decretos sem consultoria pública, mobilizações são geradas pela população que tem como objetivo a intervenção ativa para a melhoria da situação política e validação de seus direitos e deveres de cidadãos. A presença dos brasileiros não deve se restringir apenas em cunho eleitoral, após as eleições deve se certificar sobre o cumprimento das inúmeras promessas feitas durante a campanha para que estas sejam postas em prática e realizadas em benefício do desenvolvimento do estado.

Nesse sentido, a conscientização, o acompanhamento e a vistoria populacional são de extrema importância para alcançar o êxito de justiça e democracia. A intervenção pública tem como objetivo contrapor a insatisfação das pessoas que buscam a intervenção nas imprudências e transparência nas ações realizadas. Vale ressaltar que é necessário que as eleições sejam feitas de forma consciente e honesta, conhecendo profundamente os candidatos para que estes possam servir e seguir com o desenvolvimento do país.

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e elabore um projeto de texto.

Apresenta ideias interessantes no texto, mas limitadas. 

Reformule a proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200