Os movimentos sociais são ações coletivas que possuem o objetivo de manter ou mudar um determinado aspecto que implique na vida em sociedade. No Brasil (Vírgula) um dos principais ocorreu em 1984 e ficou conhecido como Diretas Já, onde que reivindicou as reivindicou-se eleições diretas para presidente da república. Ainda que atendido só em 1989 o protesto proporcionou à população a oportunidade de ser ouvida pelo Estado. Deste modo, os movimentos sociais (Vírgula) hoje, são imprescindíveis para transformara transformar o cenário político do país.
Destarte, constituem a única forma do povo participar do governo e reverter sua crise política que desencadeia problemas para todos os brasileiros. Afinal, segundo Karl Marx: “Mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição dos movimentos sociais: contra o capital e o Estado”. (Discussão limitada)
Além disso, contribuem para a democracia e são é a única ferramenta com mais possibilidades de surtir efeito, visto que, em 1992 (Vírgula) em um momento de corrupção no Brasil, parecido com o atual, o movimento Fora Collor também denominado Caras Pintadas, conseguiu o impeachment do presidente Fernando Collor, que foi deposto legalmente, logo em seguida, por votações do Congresso e do Senado.
Portanto, é fundamental que os movimentos sociais sejam mantidos. Para isso (Vírgula) pessoas com ideais em comum devem unir-se e definir líderes responsáveis por divulgar informações sobre os protestos, inclusive na televisão e nas rádios com intuito de comunicar os que não têm acesso a internet. O Ministério da Educação (MEC) deve reformular o sistema de ensino e estabelecer aulas semanais a fim de que os alunos conheçam esses movimentos e decidam se desejam participar. Assim, os movimentos sociais estarão assegurados e se realizados pacificamente poderão mudar a realidade política do país.
Comentários do corretor
O texto apresentada boas ideias, mas limitadas. Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo e elabore um projeto de texto.
Reformule a proposta de intervenção.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |