Os movimentos sociais são aliados da população - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 26/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em uma das charges de Pelicano, o autor demonstra uma personagem perguntando ao seu suposto cônjuge qual das várias manifestações sociais eles iriam praticar naquele momento. Retratando (Vírgula) assim, vários problemas em nosso país e a luta constante pela solução através de protestos. Fora dos quadrinhos a situação do Brasil não é muito diferente, já que frequente e continuamente existem movimentos sociais e políticos. Porém dentre vários motivos, o principal deles é a crise política do país que vem se agravando cada vez mais. Mas por que é tão importante para nós que haja movimentos sociais?

Segundo uma pesquisa do Datafolha, o maior movimento social que já ocorreu reuniu mais de 500 mil pessoas de todo o Brasil na avenida paulista que lutavam contra o governo de Dilma Rousseff. Dessa forma, percebemos que a força dos movimentos sociais ou das manifestações é muito grande, visto que depois de alguns meses houve o impeachment da então ex-presidenta. As Diretas já, foi um outro movimento social que nos demonstra a importância primordial de lutar em prol de nossos direitos através de manifestações ou movimentos, pois é a partir deles que conquistamos muitos recursos que possuímos hoje (Quais? Cite-os).

Na época da Ditadura Militar o povo era submetido ao governo com seu regime vigente e não podia expressar livremente suas ideias ou opiniões. Hoje em dia esse cenário mudou proporcionando ao brasileiro lutar por uma política e um governo mais responsável com os cidadãos, através dos movimentos sociais, que incluem não só as manifestações nas ruas mas também na internet ou em redes sociais.

Portanto, medidas são necessárias para que seja evidenciada a importância dos movimentos sociais em razão de uma vida melhor para os cidadãos, contrariando a corrupção governamental, resolvendo então a atual crise política que estamos sofrendo. A mídia muitas vezes retrata os movimentos sociais como algo ruim onde só existe vandalismo. Porém é necessário que as instituições midiáticas não interfiram com suas opiniões pessoais nas reportagens dos movimentos, já que os resultados que as manifestações causam são muito influentes. Cabe à polícia civil um maior monitoramento para manifestantes que não são pacíficos. Ademais, é necessário que haja palestras nas escolas brasileiras mostrando que conquistamos muito com os movimentos sociais.
 

Comentários do corretor


O texto apresenta boas discussões, no entanto estão limitadas quanto ao seu posicionamento, uma vez que são pouco articuladas no texto.

Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200