Movimento Democrático - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 24/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil atravessa uma crise política e econômica, em um Sistema Federativo onde ocorre o cabo de guerra entre os poderes, Legislativo, Judiciário e Executivo, situação que aprofunda a crise do Estado Democrático de Direito. Nesse contexto, a massa populacional detém como artifício, (Sem vírgula) os movimentos sociais, que têm como objetivo inibir o desdenho dos governantes perante a sociedade.

O ato de protesta traduz para uma sociedade democrática, tendo os cidadãos o direito de expressar seus pensamentos, mas sempre respeitando a Dignidade da Pessoa Humana que é disposta na Constituição Federal de 1988. Pode-se lembrar sobre as “Diretas Já” onde os cidadãos brasileiros saíram às ruas exigindo eleições diretas, de forma que a população participasse do movimento político, porque no fim da ditadura estava previsto a ocorrência de eleições indiretas, sendo o presidente eleito pelo colégio eleitoral.

O movimento coletivo é fomentado com finalidades em comum, além de ser um direito do cidadão, tem por objetivo inibir o autoritarismo conjeturado com a figura do déspota que se perpetua (Víirgula) à medida que a sociedade se torna acéfala. Com isso, presenciamos na contemporaneidade o aumento significativo dos movimentos sócias sociais, associada à a mentalidade crítica que população brasileira arraigou da época da ditadura, mas diferentemente, pois, (Sem vírgula) o auxílio das redes sociais contribuiu para unir ainda mais uma nação que busca um futuro melhor.

Portanto, pode-se concluir que redundância a ação social é de extrema importância em uma sociedade, porque mostra para os Governantes que suas ações estão sendo observadas, para que seja preservada a democracia existente no Estado brasileiro. Todavia, a população, ainda tem seus asseios  desprezados pelos representantes eleitos. Essa situação tem que mudar, porque estaremos vivendo em um regime autoritário. Havendo o nexo entre os políticos é e sociedade iremos caminhar para o progresso tanto econômico como social.








 

Comentários do corretor


Argumentação limitada. Apresente e articule ideias, de modo a evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Apresente a tese e a proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200