Luta popular x cenário político - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 23/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Atualmente (Vírgula) o cenário político brasileiro encontra-se em grande declínio, (Ponto final) Eeste fato, Isso deve-se ao fato do grande número de casos de corrupção. Em contra partida, podemos constatar que a população vem se mobilizando em movimentos como forma de protesto. É possível observar nesse contexto uma forma de luta do povo, assim como, (Sem vírgula) o desrespeito do governo contra o mesmo.

Através da história, (Sem vírgula) vemos mobilizações como a Diretas já, (Sem vírgula) que foi uma base para os cidadãos de que se pode obter mudanças (mesmos que pequena) no âmbito político. No decorrer dos anos, podemos ver que as movimentações geraram transformações, e que essa forma é a mais eficiente de se mostrar que a democracia existe e que deve ser cumprida.

Esta movimentação atraí o descontentamento dos governantes, gerando ordens de uso de força policial desnecessária, onde os manifestantes são oprimidos e muitas das vezes são julgados como vândalos e causadores de desordem. Sem o apoio de quem deveria servir para proteger, o povo se sente acuado e tem como saída, apenas se defender.

O fato, (Sem vírgula) é que os protestos são a forma mais eficiente que se tem para demonstrar que a população está cada vez mais atenta de como o país está sendo gerenciado. A tendência é de vermos uma mudança, (Sem vírgula) graças a tantos movimentos. Sair às ruas de maneira pacífica continua sendo a melhor forma de expressão popular.

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Elabore um projeto de texto, de modo a garantir a progressão de sentido no texto.

Apresente a proposta de intervenção. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200