Desde o iluminismo e, posteriormente, a Revolução Francesa, o caráter participativo acentua-se expressivamente nas sociedades mundiais. Relativo às práticas sociais (Vírgula) é possível destacar tanto aspectos positivos quanto negativos. Se por um lado, (Sem vírgula) os movimentos sociais causam desordem e conflitos, por outro lado, (Sem vírgula) são agentes importantes de transformação social.
Convém lembrar que a Revolução Francesa, assim como outras revoluções (Vírgula) foi ocasionada por pessoas insatisfeitas que se rebelaram contra o governo, causando na época mortes, revoltas e desarmonia, tendo em vista um único objetivo de transformação e a busca por melhorias. Somando a isso, podemos perceber semelhanças com o nosso governo atual, em que a população toma a frente por seus direitos.
Vale também ressaltar que essa reforma social é um agente importante para a modificação do país, à medida que não somos obrigados a aceitar tudo o que nós é proposto. Referente (Use elementos coesivos no texto para construir a sua argumentação) há uma pesquisa realizada pelo jornal Datafolha no final de 2016 foi apontado que cerca de 31% da população estava descontente com o atual governo, hoje podemos perceber que esse número aumentou, já que em Abril tivemos uma greve geral esperando por resultados .
Infelizmente, não fomos atendidos e o abuso de autoritarismo com forças armadas em manifestações representa preocupação, pois inibem nosso ato de demonstrar descontentamento. De acordo com o político e ativista social Nelson Mandela, a educação é a maior arma que se pode usar para mudar o mundo.
A população, portanto, deve investir de forma intensa pela busca de seus direitos afim de conseguir as melhorias. O governo por sua vez deve aderir em escolas a educação política para que se possa ter conhecimento na hora de votar e não ter problemas futuros. Segundo Aristóteles, só pode ser feliz um Estado edificado sobre a honestidade.
Comentários do corretor
Traz fatos históricos, mas não são tão explorados no texto. Reveja coesão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Apresente a proposta de intervenção. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |