Luta pela democracia. - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 22/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Eu não vivencie o período militar, mas ouvi histórias do meu avô, do meu pai, da minha mãe. Sei que cada individuo se posiciona de determinada forma conforme sua época, sua cultura e o nível social que representa.

Quando olho para a história vejo um período de movimento social, (Sem vírgula) “Diretas já”, onde conseguiu unir pessoas de classe sociais e econômicas (?), ideias políticas e escolaridade distintas. (Sem ponto final, use a vírgula) e  transformou o destino de um país, conseguir resgatar a democracia.

Então percebo o quanto é importante os movimentos sociais para a conquista do bem estar da população. Como o filósofo Karl Marx disse: “Mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição dos movimentos sociais: contra o capital e o Estado”. Através dos movimentos sociais podemos porque cobrar mudanças, reivindicar transformações, mostrar que o povo não está satisfeito com as medidas adotadas por governantes (Discuta algumas das medidas atuais), dirigentes e gestores, além de cobrar medidas, quando necessário.

Mas hoje (Vírgula) no Brasil (Vírgula) está faltando união das lideranças destes movimentos, a grande maioria são egoístas e estão lutando para seu próprio conforto. As lideranças como os sindicatos e a UNE (União Nacional dos Estudantes) perderam sua essência, desviando de seus objetivos estatutários e passaram a ser manipulados politicamente, onde a entidade passou a ser centralizada por grupo.

A consequência disso é que estas lideranças não conseguem chegar a todos e atuam de forma fragmentada, não conseguindo união de diversos setores da sociedade desta forma não alcançar o Brasil que todos sonhamos.

Mas como todo processo de luta social,(Sem vírgula) temos avanços, recuos, derrotas e conquistas. O que falta é lideranças capazes de elevar a consciência politica do povo, diminuir a diferenças de pensamentos (?), assim aumentando a sua mobilização social, visando o do todo.

É de extrema importância a participação dos movimentos sociais na política para o fortalecimento da democracia, (Sem vírgula) no processo de inclusão social e na conquista de direitos, visando o bem comum. Cabe também aos movimentos sociais combater a corrupção na esfera pública, considerando que as consequências recaem para toda a sociedade e para as futuras gerações.
 

Comentários do corretor


Cuidado ao usar primeira pessoa no texto dissertativo-argumentativo. 

Argumentação limitada. Apresente fatos e os articule de modo a evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. 

Apresente a proposta de intervenção e a tese. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 20 Nível 1 - Demonstra domínio precário da modalidade escrita formal da língua portuguesa, de forma sistemática, com diversificados e frequentes desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     220


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200