Movimentos Sociais e a Corrupção - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 20/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil (Vírgula)  vivemos em um regime democrático, (Sem vírgula) que estabelece um governo que atenda as necessidades do povo, (Ponto final) No entanto (Vírgula) a corrupção é inerente em nosso governo, por isso a importância dos movimentos sociais diante dessa realidade em nossa sociedade contemporânea?

Os movimentos sociais são a ação coletiva de um grupo organizado em busca de mudanças sociais através do embate político, (Ponto final) Eles surgem na história do país desde sua colonização, onde os brasileiros buscavam a emancipação em relação aos portugueses devido a intensa exploração de nossa nação, (Ponto final) É exemplo dessa participação social a Inconfidência Mineira, a Guerra dos Farrapos, (Vírgula) Todavia esses embates sociais na época fosse por liberdade (Vírgula) eles chegam até a modernidade, como no caso das "Diretas Já" que pediam Eleições Diretas para presidente, (Sem vírgula) econsequentemente, o fim da Ditadura Militar.

Embora o Brasil seja uma democracia representativa,  em que onde podemos escolher quem irá nos representar como governantes, nem sempre os interesses dos cidadãos são defendidos, (Ponto final) Esse assunto é rotineiro aos brasileiros, pois estamos em meio a Investigação da Lava Jato, que consiste em um escândalo político,pois relaciona muitos políticos brasileiros a esquemas de corrupção.

É nesse cenário político que novamente os movimentos sociais ganham força,pois se faz necessário a mobilização do povo que através de greves e protestos pressionam o governo a de fato defender as necessidades e os interesses da sociedade brasileira.

Portanto,o contexto político brasileiro faz com que os cidadãos tenham que demonstrar sua insatisfação através da ocupação de espaços públicos, são de suma importância devido a falta de credibilidade das instituições públicas para assim através dessas reações fazer valer o que o Brasil é: um Estado Democrático.

(Há problemas na construção de sentido)
 

Comentários do corretor


Discuta mais o tema no parágrafo de introdução.

Discussão limitada, embora apresente alguns fatos históricos. Isso, porque, as informações não são articuladas no texto de modo a evidenciar o seu ponto de vista.

Apresente a proposta de intervenção.

Reveja coesão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200