Desde o inicio do século XVI, com a chegada oficial da colonização portuguesa ao Brasil, iniciou-se os primeiros movimentos sociais, através da luta dos indígenas para não serem escravizados e manter o modo de vida. No entanto (Vírgula) hoje as ações coletivas ganham foco no país por ter forte participação na política. Nessa perspectiva, é possível refletir sobre o fortalecimento da democracia e a relação do movimento com os direitos sociais.
Em primeira analise, é possível perceber que a democracia da Nova republica não garante ao povo a legítima soberania. Pois apesar da concentração de 1,7 milhos milhões de pessoas em praça pública onde reivindicaram a oficialização das eleições direta, os deputados federais votaram contra a lei que instituía o voto direto no ano de 1982, enfatizando o abuso de poder e diminuindo o governo popular, mas os movimentos sociais são fundamentais para atenuar este problema e mostrar o verdadeiro desejo e a insatisfação da população diante dos políticos. (Discussão limitada e com problemas de coerência textual. Reformule)
È É possível perceber, (Sem vírgula) que as ações coletivas permitem que a população reivindique os direitos sociais, porque (Vírgula) em geral (Vírgula) chefes de estado que aderem à a corrupção (Vírgula) governam mal e desestabiliza a economia do país, (Ponto final) Logo (Vírgula) causa problemas sociais a cidadãos quem que têm direitos como: transporte público grátis e acesso à saúde de qualidade negada ou precária, devido à a falta de recursos. No entanto (Vírgula) estes problemas podem ser amenizados através de grandes manifestações populares contra o dirigente de estado para oprimir e solicitar os direitos.
Dessa forma, é notável a importância dos movimentos sociais para a plena democracia do Brasil. Sendo assim (Vírgula) cabe à escola ensinar cidadania, incluindo de forma extensiva no currículo escolar, a fim de mostrar a influência na vida política do país e aumentar os conhecimentos dos jovens brasileiros. Ainda cabe a família incentivar e educar os indivíduos, com conversas, exemplos e regras da sociedade, para formar no homem o caráter critico e mostrar o sue pode.
Comentários do corretor
O texto apresenta algumas indagações que estão presentes no senso comum. Busque informações e elabore um projeto de texto, visto que isso auxiliará no desenvolvimento das ideias. Além disso, reveja coesão, coerência e a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 50 | Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 250 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |