Os movimentos sociais no Brasil - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 14/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com o envolvimento do Presidente da República em grandes escândalos de corrupção, a população passou a ir às ruas pedir Diretas Já.

Esse movimento ganhou força durante a ditadura militar, quando uma emenda constitucional que tinha o objetivo de reinstaurar eleições diretas para Presidente da República seria votada em 25 de abril de 1984, levou milhões de pessoas às ruas pedindo eleições diretas.

Através das manifestações sociais, a sociedade é quem determina que rumos o governo deve tomar. Ela age, influencia e pressiona o governo a tomar as medidas que serão melhores a ela. Aliás (Vírgula) é para isso que o governo existe: para atender primeiro às as necessidades da sociedade.

Os políticos que estão no poder estão lá para nos representar. Mas se esses políticos estão ali apenas para servir aos seus próprios interesses (Vírgula) eles não nos representam e, se eles não nos representam, eles não devem continuar no poder..

O povo tem o poder de tirá-los de lá através das manifestações. Com o momento de crise política pela qual o país está passando, eleições diretas seriam interessantes. Mas é uma pena que não possam ser realizadas eleições diretas nesse momento. Mas o povo deve tomar consciência de que não ´é só ir às ruas protestar, mas também, nas épocas de eleições, ir às urnas e votar nos caras honestos. (Ideias presentes no senso comum. Reformule e apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

Observa-se argumentos que estão presentes no senso comum.

Apresente informações que possam dialogar com o tema proposto. Não limite a argumentação.

Reformule a proposta de intervenção. Apresente a tese.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     350


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200