Os Manifestos Sociais e Suas Importâncias na Atualidade - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 14/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, o ato de protestar contra aquilo que não agrada os diferentes grupo sociais no âmbito político não é algo nada novo. Na verdade, desde o século XVI (a exemplos da Confederação dos Tamoios; Insurreição Pernambucana; Inconfidência Mineira; etc.) brasileiros sempre se manifestaram contra os sistemas políticos que não lhes favoreciam, e não lhes agradavam por algum, (Sem vírgula) e/ou vários motivos. Mas, somente na década de 1960 em diante que os movimentos sociais tramaram forças como forma de lutar contra a Ditadura Militar.

Na atualidade, não se pode desprezar o direito de protestar dos brasileiros, visto que durante anos a sociedade brasileira lutou por liberdade de expressão e, é através desta que a população busca participar, interagir e opinar nas decisões políticas que os afetam. Através das manifestações sociais as pessoas conseguem adquirir seus direitos, podem ser vistas e ouvidas pelas autoridades políticas, (pois as pessoas não se calam ante aquilo que os incomodam), reafirma a liberdade de expressão já adquirida com lutas passadas, deixa claro a insatisfação contra a corrupção, anseiam por mais democracia (como as “Diretas Já”), entre outras inúmeras reivindicações das pessoas que se mobilizam para frear e mudar este cenário, (Sem vírgula) como, por exemplo, as lutas dos trabalhadores diante das Reformas Trabalhistas na qual, (Sem vírgula) muitos pontos não os favorecem.

Esses atos populares que se mobilizam contra decisões políticas elaboradas sorrateiramente, (Sem vírgula) onde não ouvem os mais interessados e atingidos (os brasileiros), são de suma importância para reivindicar seus diretos e exigir mais democracia e participação do povo no que concerne as mudanças e reformas na esfera social tomadas pelos autores políticos na qual acham que possuem todo o poder e direito de atuar no campo da sociedade nacional sem consultar e pensar nos outros, (Sem vírgula) e, na verdade (Vírgula) essa forma de pensamento e prática é o inverso da democracia.

Levando em consideração toda a importância das mobilizações populares, a sociedade brasileira não pode deixar de manifestar seus interesses ante as decisões políticas. Para tanto, é necessário maior participação popular, uso de redes sociais em massa para protestar, participação mais ativa dos jovens (porque estes também são atingidos), organização mais precisa de manifestos não violentos nas ruas, fazer planejamentos públicos para discutir o assunto, e tentativas de diálogos com a classe política, porque é importante também dialogar e, tanto um lado, quanto o outro, precisam conversar pacificamente para transformar corretamente o cenário de crises do Brasil. Dessa forma, com participação popular o quadro em que se encontra o Brasil vai mudando com o decorre do tempo.
 

Comentários do corretor


"Os manifestos sociais e suas importâncias na atualidade".

Há boas ideias no texto. Você está no caminho, visto que apresenta vários fatos históricos e compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. O que falta é um projeto de texto para te auxiliar a selecionar as ideias "mais importantes" que serão discutidas ao longo do texto.

Continue exercitando a sua escrita.

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200