- Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 11/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Nos últimos tempos, o Brasil esteve assolado num dos maiores escândalos da política marcados por corrupção e lavagem de dinheiro, fenômeno alcunhado pelos investigadores como operação lava-jato. A partir disso, as manifestações ganharam cada vez mais notoriedade a fim de acelerar o processo de punições dos envolvidos e, assim, trazer mudanças ao país. Nesse contexto, pode-se dizer que os movimentos sociais realizados de forma adequada, isto é, pacífica, apresentam maiores chances de obter retorno e (Vírgula) assim, suas reivindicações serem ouvidas do que aqueles realizados de forma violenta, perdendo, portanto, sua legitimidade.

Manifestações de grande repercussão como as “Diretas Já” (Vírgula) ocorridas no país (Vírgula) evidenciam sua importância de trazer mudanças ao país e feita de forma adequada legitima seus objetivos. Reivindicar seus direitos com comícios, cartazes e passeatas são alguma das formas de se realizar manifestações dentro dos direitos como cidadão. Dessa forma, os efeitos positivos do ato de se manifestar se dão quando realizado de forma objetiva, de forma a expor seus diálogos sem atos violentos. (Discuta mais)

Não obstante, as recentes manifestações que ocorreram no dia 24 de maio contra o governo de Temer foram marcadas por muitos atos de vandalismo e violência entre a população. Durante tais manifestações, alguns grupos mascarados como os “Black Blocs” depredaram patrimônios públicos e reagiram de forma violenta contra a população e policiais. Esse grupo é um exemplo de manifestação sem efeitos positivos, uma vez que acaba fugindo do verdadeiro objetivo que é expor suas reivindicações e insatisfações. Sendo assim, o ato de vandalismo acaba anulando a verdadeira importância dos movimentos sociais que é protestar e colocar em pauta os problemas que afligem todos aqueles que estão na luta.

Destarte, é preciso que a população se conscientize a respeito de se realizar manifestações pacíficas para reivindicar seus direitos. Para que isso seja possível, as instituições de ensino devem instigar essa forma adequada de se militar nas ruas, propondo debates acerca desse assunto de forma a instruir seus alunos a forma correta de se manifestar. Além disso, a mídia poderia expor mais os movimentos ditos ideias, para que aqueles feitos de forma violenta não sirvam como mau exemplo aos que acompanham pelos meios de comunicação. Feito isso, os movimentos sociais ganharão sua verdadeira notoriedade como ferramentas fundamentais para tomar mudanças importantes e necessárias ao país.

Comentários do corretor


Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a sua redação. Discuta mais as ideias que foram apresentadas no texto. 

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200