Greve: linguagem dos oprimidos - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 10/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Diante de vários escândalos de corrupção divulgados diariamente (Vírgula) como é o caso da Odebrecht, (Sem vírgula) que desviava dinheiro público. (Sem ponto final, neste caso deve-se usar a vírgula) vê-se necessário mecanismos de reação da sociedade, sendo estes os movimentos sociais, (Sem vírgula) responsáveis por expressarem a opinião da população sobre os assuntos políticos e fazer com que sejam ouvidos.

Como disse o famoso ativista Martin Luther king: "A greve, no fundo, é a linguagem dos que não são ouvidos", (Ponto final) Seguindo essa linha de pensamento, percebe-se, (Sem vírgula)? a importância de tais movimentos, que além de conseguirem mostrar aos governantes por meio de greves e manifestações as opiniões do povo sobre as mudanças que eles propõe a sociedade, também as divulgam para a população, já que muitas vezes estão escondidas nas propostas de emendas constitucionais (PEC). Como ocorreu com a PEC 241 que pretende conter os gastos públicos e investimentos por dez anos, causando assim um retrocesso no país (Por quê? Desenvolva essa ideia). Visto que, se não tivesse sido feito uma grande manifestação oposicionista grande parte da população não saberia de sua existência.

Nesse sentido, as manifestações também conseguem fazer com que a população participe da política, uma vez que com seus manifestos convocam cada vez mais participantes as movimentações, atraindo até artistas da música, cinema e TV, mostrando assim a importância de se manifestar e manter uma mentalidade critica, contestando todo tipo de atitude que perturbe o sistema democrático do país, seja pela corrupção, que desvia o dinheiro público ou até mesmo a venda de votos, incentivadora da corrupção, pois é proibida, mas por vantagem econômica corroí o caráter do homem (Problema na construção de sentido).

Os movimentos, portanto, são importantes para manter uma sociedade democrática, uma vez que demonstra para população que algo está errado e a convoca para lutar. Além disso, sempre incentiva que a população pense sobre todos os tipo de mudanças que são propostas a sociedade, avaliando-as de forma crítica para que identifiquem se são positivas e negativas.

Comentários do corretor


Faça um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, visto que isso auxiliará na progressão de sentido do texto. Além disso, busque informações que possam dialogar com o tema proposto, pois a sua argumentação está limitada. Ademais, apresente a proposta de intervenção e reveja como um texto do tipo dissertativo-argumentativo é desenvolvido.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200