Mudança Geral - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 10/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em junho de 2013 houve (Vírgula) no Brasil (Vírgula) um grande movimento social muito estranho (Como assim? Qual movimento social?). A presidente Dilma concedeu um aumento de 20 centavos no transporte público, e isso virou um estopim e tudo era motivo de um novo protesto. Era tudo muito desordenado não havia liderança nem reivindicações só tumultos. O governo queria ouvir o povo, mas não tinha com quem negociar (Como assim?). Apareceu um grupo de pessoas que levou  levaram o desejo da população, o governo ouviu o clamor dos protestantes de Norte a Sul do País.

Em resposta, A  a presidente anunciou várias medidas para tentar atender às reivindicações dos manifestantes e o Congresso Nacional votou uma série de concessões, como ter tornado a corrupção como um crime hediondo, arquivado a chamada PEC 37, que proibiria investigações pelo Ministério Público, e proibi o voto secreto em votações para cassar o mandato de legisladores acusados de irregularidades. Houve também a revogação dos então recentes aumentos das tarifas nos transportes em várias cidades do país, com a volta aos preços anteriores ao movimento e trouxe os médicos cubanos para tentar melhorar a saúde pública.

Os manifestante conseguiram parte do que queriam. Aconteceu a nova eleição e Dilma foi reeleita, começou novos protestos contra a corrupção e contra o governo, conseguiram ajudar a derrubar o governo Dilma. Entrou o Temer e com ele novos movimentos e novas reinvindicações, de certa maneira todo esse movimento conseguiu desvendar o diário da corrupção do país. E mostrou que os políticos (Vírgula) em sua maioria (Vírgula) não representam ninguém só a si próprio. Foi um choque de realidade para o Brasil e o mundo. Bilhões foram roubados dos cofres públicos para os bolsos de políticos corruptos e empresários maquiavélicos, e os brasileiros protestantes? Continuam sem direitos (Cuidado ao afirmar isso), sem valor e sem razão.

A verdade é que se mudam os anéis, mas não mudam-se os dedos. É necessária uma mudança profunda no sistema politico nacional. Com leis que protejam a população de abusos e que não possam ser revogadas se for para retirar direitos adquiridos. Enquanto não houver uma mudança ética e moral nada mudará. Não basta protestar é preciso saber o que se quer e não aceitar barganhas. O povo tem que ter o direito de ser consultado quando estiver tramitando no Congresso Nacional mudanças significativas que abranja a vida da nação. Não podem mudar as leis sem a permissão da sociedade. O Brasil é nosso e quem não cuida do que é seu não merece ter. Nem menos nem mais direitos e deveres iguais. Porque ser honesto não é uma virtude, é um dever de todos.

Comentários do corretor


"Mudança geral".

Observa-se, a partir do que fora exposto no texto, que o autor não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. É interessante buscar mais informações acerca do tema e elaborar um projeto de texto, pois isso auxiliará na coerência textual. Apresente a tese e a proposta de intervenção.

Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200