Os movimentos sociais são importantes, pois, (Sem vírgula) é por meio deles que um país vai sendo modelado de forma a atender os anseios de sua população. São exemplos desses movimentos: “os caras pintadas” em 1992, em prol do inpeachement, (Sem vírgula) do ex-presidente Fernando Collor de Melo; O MST- Movimento dos Sem-Terra, em prol de melhorias no campo e uso justo das terras. Não esquecendo também movimentos mais antigos e que foram muito importantes na formação da democracia no Brasil como a Inconfidência Mineira em 1789.
Atualmente (Vírgula) o país enfrenta uma forte crise política, tendo como base a corrupção, (Sem vírgula) fortemente enraizada nas relações do poder público com o meio privado. Esta tem direcionado (Direcionado o quê?) fortemente a economia, como também as relações trabalhistas, a prestação de serviços essenciais para a população, etc.
Embora haja muitas manifestações contra os atuais representantes do país, a classe política demonstra resistência em se curvar aos anseios do povo, que dá sinais de que não suporta mais pagar pelas consequências da corrupção.
Prova disso é que os meios de comunicação têm noticiado frequentemente, (Sem vírgula) estados que não conseguem pagar seus funcionários, a decretação de falência de hospitais públicos, por que não tem verba para as despesas com cirurgias, medicamentos, etc.
Sendo assim, é importante que o povo continue organizando os movimentos, mas que seja de maneira mais clara e objetiva (Como seria isso?), focado realmente em combater a corrupção.
Comentários do corretor
"Movimentos sociais".
Apresente a tese no parágrafo de introdução.
O texto apresenta discussões limitadas e evidencia o pouco domínio do autor sobre o assunto. Logo, faz-se necessário à busca por informações que possam dialogar com o tema e, principalmente, elaborar um projeto de texto antes de começar a desenvolver a redação, pois isso auxiliará na coerência do texto, por exemplo.
Apresente a proposta de intervenção.
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.
Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |