Heródoto, Norberto Bobbio e Mário Quintana - Banco de redações


A importância dos movimentos sociais ante a crise política no Brasil

Enviada em: 07/06/2017

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Os movimentos sociais tornaram-se tema de nítida pertinência. Caracterizá-los desse modo implica constatar não só suas frequências nas raízes históricas (Dê exemplos), senão suas contribuições. No caso em apreço, resta entender o porquê de tais manifestações serem indispensáveis ao país.

É inquestionável pontuar, de início, a relevância da afirmação do historiador Heródoto, segundo o qual, torna-se essencial compreender o passado a fim de entender o presente. Nesse viés, assistiu-se, na década de 60, ao movimento estudantil em resistência à ditadura militar, cuja finalidade fora defender a democracia nacional. Ademais, no ano de 1992, estudantes também manifestaram-se em prol de melhoras na política brasileira, por meio do movimento ‘Caras Pintadas’, simbolizando o anseio de construir um Estado sem corrupção. Posto isto, a raiz histórica é pródiga de mostrar a mobilização social como responsável pela formação da nação brasileira.

É indiscutível pontuar, ademais, a magnitude do pensamento de Norberto Bobbio,de ser a cidadania uma luta diária. De fato, a manifestação social consubstancia o exercício da cidadania brasileira. Nesse prisma, levante tanto pela defenda das instituições quanto por direitos representam um ato cidadão. Cabe destacar, outrossim, que as manifestações não se restringem aos protestos nos centros urbanos, mas ampliam-se às várias áreas do conhecimento, (Sem vírgul) como nas músicas, nas propagandas e nas apresentações teatrais. Isto posto, evidente é a importância dessas ações na cidadania.

Destarte, entendem-se as causas por que enaltecem os movimentos sociais como importantes ao país. Ao Estado, assim, pertence-lhe o dever de aproximar os jovens por meio de aparatos tecnológicos com o intuito de estabelecer elos de debates entre manifestantes e governantes. À escola, igualmente, assiste-lhe a missão de estimular (Estimular de que maneira?) os jovens à compreensão de que desde as músicas até as artes são assuntos que dizem respeito aos movimentos sociais. Por tudo isso, essas ações constituem os primeiros passos a exaltar as manifestações sociais no país e, em suma, revisita-se Mário Quintana: ''São os passos que fazem o caminho''.

Comentários do corretor


Discuta mais o tema no parágrafo de introdução (apresente fatos históricos que possam ser relacionados com o tema, por exemplo).

O texto apresenta boas colocações. No entanto, falta um projeto de texto, visto que isso é essencial, pois auxilia no desenvolvimento e na coerência do texto.

Continue exercitando a sua escrita.

 

 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200